A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo Nº 6/2025 – de iniciativa do Vereador Zé Fernandes, que concede o Título de Botucatuense Emérito ao Tenente-Coronel PM Alexander Cagliari Machado. Hoje ele atua como comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar que abrange Botucatu e cidades da região.
“Art. 1º. Fica concedido ao Tenente-Coronel PM ALEXANDER CAGLIARI MACHADO, o Título de “Botucatuense Emérito”, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município.
Art. 2º. As despesas decorrentes deste Decreto Legislativo correrão por conta de dotação orçamentária própria, de conformidade com a Resolução nº. 324, de 17 de dezembro de 2002″. O projeto foi aprovado por todos os vereadores.
Texto da homenagem: O Tenente-Coronel PM Alexander Cagliari Machado nasceu em 24 de abril de 1974, na cidade de Botucatu, filho de Antonio de Lauro Machado e Mara Cagliari, casado com a senhora Solange e pai dos jovens Vinicius e Giovanna Cagliari.
Iniciou e concluiu toda a sua formação primária e secundária em escolas públicas estaduais de Botucatu, recebendo inúmeros prêmios por desempenho escolar.
Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo no ano de 1996, através de aprovação em concurso público. Por quatro anos, estudou na conceituada Academia de Polícia Militar do Barro Branco, sendo aprovado por mérito intelectual e recebido o título de Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Foi declarado Aspirante a Oficial no dia 13 de dezembro de 1999.
Teve a honra de poder escolher como unidade de trabalho, o histórico e centenário 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”, unidade de elite da Polícia Militar. Durante 3 anos de ininterrupto serviço, trabalhou efetivamente em todos os pelotões e companhias de policiamento de ROTA, atuando diretamente no comando do policiamento de locais considerados mais violentos e problemáticos na capital paulista, litoral e interior do estado, executando missões de alto risco contra o crime organizado.
Em 2002, já promovido ao posto de Tenente, foi transferido por conveniência própria para o 12º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde exerceu todas as funções operacionais e administrativas da unidade, atuando por mais de dez anos como comandante de Força Patrulha e Comandante de Pelotão de Força Tática.
Em 2013 foi promovido ao posto de Capitão, comandando a 1ª Cia do 53º BPM/I da cidade de Avaré. Após um ano, assumiu o comando da 1ª Cia do 12 º BPM/I onde permaneceu por aproximadamente 4 anos. Neste período, alcançou expressivos resultados operacionais, sendo o município de Botucatu considerado, por inúmeras vezes, a cidade mais segura do Estado dentre aquelas com mais de 100 mil habitantes. Além disso, durante seu comando, obteve êxito na construção e inauguração da nova sede da 1ª Cia de Polícia, localizada no bairro Altos do Paraíso e idealização, construção e início das atividades do Canil da Polícia Militar em Botucatu, que hoje atua sob comando do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).
No ano de 2018 foi novamente aprovado em concurso público e classificado junto ao Centro de Alto Estudos de Segurança “Cel. PM Nelson Freire Terra” (CAES) onde concluiu com louvor o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, recebendo o título de Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
No ano de 2020 foi provido por merecimento ao posto de Major PM onde exerceu as funções de Coordenador Operacional, Subcomandante e Comandante Interino do 12º BPM/I.
No ano de 2022 foi novamente aprovado em concurso público e classificado junto ao CAES para a realização do Curso Superior de Polícia onde, durante um ano, se dedicou ao aperfeiçoamento acadêmico, obtendo aprovação e recebendo o título de Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
O Tenente-Coronel PM Cagliari é também Bacharel em Direito e pós-graduado em administração estratégica. Durante sua carreira na PMESP realizou inúmeros cursos de aperfeiçoamento na área operacional, sendo especialista e credenciado como gerenciador de crises com reféns e negociador junto ao FBI (Federal Bureau of Investigation). Exerceu por mais de dez anos à docência, ensinando aos policiais militares matérias relacionadas às técnicas policiais, gerenciamento de crises, controle de distúrbios civis e tiro defensivo em diversos cursos de formação e aperfeiçoamento.
Possui inúmeras condecorações, medalhas e comendas civis e militares, dentre elas a “Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau” e o “Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1832”, uma das mais altas honrarias concedidas no estado de São Paulo.
Foi promovido em 25 de agosto de 2024 ao posto de Tenente-Coronel de Polícia Militar e designado pelo alto comando da Corporação para assumir o comando do 12º BPM-I, tradicional cinquentenário batalhão paulista o qual tem sede na cidade de Botucatu e é atualmente responsável pelo policiamento ostensivo preventivo em 13 cidades da região, atendendo aproximadamente 350 mil pessoas.
O Tenente-Coronel PM Cagliari atualmente trabalha arduamente para a ampliação do efetivo policial em nossa área e na modernização do trabalho policial voltado à redução criminal e o controle social.
Sob seu comando foi criada uma nova companhia de Forca Tática que já atua em ocorrências de extrema gravidade em nossa área. A sede do batalhão está sendo reformada, ampliada e modernizada pelos próprios policiais militares com a instalação de inúmeros equipamentos tecnológicos para garantir a segurança e melhores condições de trabalho aos policiais militares.
Hoje o 12º BPM/I possui blindagem total contra disparos de arma de fogo, suas entradas foram reposicionadas e são controlados por câmeras de segurança e equipamentos de reconhecimento facial, além de possuir local para pouso de helicópteros em seu interior. Em suas instalações internas foi criado um ambiente tecnológico que recebe imagens de monitoramento de câmeras de segurança posicionadas em toda a cidade e, em breve, serão implementadas ferramentas estratégicas de reconhecimento facial que serão utilizadas para capturas, em via pública, de marginais procurados pela justiça.
Seu valioso trabalho contribuiu para que o policiamento de Botucatu fosse respeitado pela sociedade civil e temido pela marginalidade. Assim como forma de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, é que o Tenente-Coronel PM Cagliari merece ser agraciado com o título de Botucatuense Emérito.
Plenário “Ver. Laurindo Ezidoro Jaqueta”, 10 de abril de 2025. Vereador Autor ZÉ FERNANDES – PSDB.