20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Verão e Sol: atenção ao uso de protetor solar

É difícil achar quem não goste de aproveitar momentos de descanso sob o sol, à beira da piscina, na areia da praia ou ainda de praticar esportes ao ar livre. Mas essa exposição, especialmente no verão, quando a emissão de radiações solares aumenta, requer muito cuidado com a pele, por isso, é fundamental escolher um bom protetor solar.

A área de dermocosméticos tem uma infinidade de produtos: filtros com ou sem pigmentação, em diferentes consistências, para variados tipos de peles e com fatores de proteção à escolha. Diante disso, a dúvida sobre qual produto adotar é inevitável.

De acordo com Joyce Caroline dos Santos Firmino, docente da área de beleza e estética do Senac Botucatu, é importante optar pelo protetor que melhor se adequa a rotina e ao tipo de pele.

“Existem diversas opções em gel, gel-creme, fluído, oil free (livre de óleo), com tonalizante. O importante é levar em consideração o tipo de pele, pois cada um tem sua indicação específica. Por exemplo, protetor solar para o corpo não deve ser utilizado no rosto, pois aumenta a oleosidade da região. Para a face, no caso de pele oleosa, recomenda-se o protetor em gel creme ou sem óleo”.

Para auxiliar nesta difícil escolha, o ideal é procurar profissionais capazes de indicar o melhor produto e o fator de proteção que atende as características individuais. “Os produtos com FPS acima de 30 oferecem uma boa proteção contra os raios UVA e UVB (causadores de manchas e até câncer de pele), impondo uma barreira física ao sol. Mas, na hora de comprar é importante ter em mente como o produto será utilizado. Para uso diário, por exemplo, opte por fórmulas com hidratante; se for praticar esportes, escolha os resistentes à água; e para as crianças, àqueles que forem próprios para a faixa et&aacut e;ria”, acrescenta Kátia Candido Ayres, docente da área de beleza e estética do Senac Botucatu.

Além de definir o produto segundo as particularidades, é fundamental fazer a aplicação correta. O indicado, segundo orientação das docentes, é espalhar a solução por todo o rosto, assim como no corpo, sem se esquecer das costas. No geral, a reaplicação deve ser feita a cada duas horas, a não ser nos dias de piscina e praia. Nesse caso, o reforço deve ser feito logo após se molhar ou quando houver transpiração excessiva. Outra dica importante é evitar exposição ao sol das 10h às 16h, quando a radiação é maior.

Além de preparar a pele para evitar queimaduras, é preciso tomar alguns cuidados antes e depois de se expor ao sol. “Há uma infinidade de produtos que prometem preparar a pele para receber o bronzeado e que ajudam a manter o efeito por mais tempo. Alguns sabonetes esfoliantes que regeneram o tecido da pele e a preparam para o sol. Na hora de ir às compras, é preciso ficar atento à recomendação de um profissional, ler o rótulo, ver o que cada produto oferece e encontrar a melhor relação custo-benefício”, concluiu.

Para conhecer todas as opções ofertadas na área de beleza e estética pelo Senac Botucatu para 2021, acesse o Portal: www.sp.senac.br/botucatu.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes