25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Veja a lista das ruas que serão iluminadas com Led em Botucatu

Botucatu está lançando o “Projeto LED: Luz, Economia e Desenvolvimento” para que até o fim de 2024 ter pelo menos um terço da cidade iluminada com LED, tecnologia que ilumina mais, tem maior durabilidade e gasta menos energia.

Neste ano, além de iluminar a Rua Tenente João Francisco, na Vila dos Lavradores, está em andamento obra na Rodovia Raymundo Putty, Vielas do Jardim Monte Mor, Rua Rafael Sampaio (nova ponte), Ruas João Passos, Cardoso de Almeida, General Telles e Costa Leite, na região Central, além da região do Shopping Botucatu.

Outros locais farão parte deste projeto nos próximos anos.

“Luminárias de LED significam mais segurança para pedestres, condutores e moradores, mais economia para os cofres públicos, e mais desenvolvimento para as regiões”, comentou o prefeito Mário Pardini.


Locais que irão receber nova iluminação em 2021:

Rodovia Raymundo Putty, Rua Tenente João Francisco, Vielas do Jardim Monte Mor, Rua Rafael Sampaio (nova ponte), Ruas João Passos, Cardoso de Almeida, General Telles e Costa Leite, na região Central, além da região do Shopping Botucatu. O investimento é de aproximadamente R$ 449 mil, com a implantação de 546 pontos de LED.

Hoje, o Município possui 23.600 pontos de iluminação em seu parque luminótico. Desses, aproximadamente 1 mil já são em LED.

No último mês de dezembro, receberam essa tecnologia as Avenidas Itália (Lavapés), Mário Barbieris (Cohab 1), Nicola Zaponi (Jardim Riviera), Conde Serra Negra/Veiga Russo (Vila Maria), das Hortências (Convívio) e Jayme de Almeida Pinto (Jardim Reflorenda).

O que muda com o LED?

Tecnicamente, a iluminação por luminárias de LED trará maior eficiência em luminosidade ao local. Medido em Lúmen, o fluxo luminoso com o LED é maior quando comparado ao fluxo com lâmpadas a vapor de sódio.

Enquanto a nova tecnologia chega à medida de 130 Lumens por Watt (W), a iluminação convencional, com lâmpadas de vapor de sódio, atinge apenas 40 lumens por watt. Ao invés dos 280W utilizados por uma lâmpada de sódio, a de LED utiliza apenas 150W.

Ou seja, a nova tecnologia oferece melhor iluminação, com menor consumo de energia. A durabilidade das luminárias de LED é quase quatro vezes maior do que a de vapor de sódio, chegando a 55 mil horas (utilidade de 12 anos).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes