O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o relatório Técnico do Teste Público de Segurança 2017 do Sistema Eletrônico de Votação. O TPS é um dos marcos do processo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e do hardware da urna eletrônica, e busca contribuições para se alcançar um patamar ainda mais elevado de segurança e robustez das eleições brasileiras.
O documento traz um resumo dos achados do TPS 2017, como as vulnerabilidades apontadas pelos investigadores participantes, as sugestões de melhorias apresentadas e o seu impacto sobre o software, além de apresentar as correções e contramedidas implementadas no conjunto do sistema pela equipe da Seção de Voto Informatizado do TSE.
Ele traz ainda um breve relato do trabalho realizado durante o Teste de Confirmação, realizado nos dias 7 e 8 de maio, quando os investigadores tiveram a oportunidade de avaliar os aprimoramentos promovidos pelo TSE no sistema, bem como repetir os testes que haviam executado em novembro de 2017.
O relatório tem por objetivo apresentar a visão da equipe técnica do TSE, tanto dos trabalhos realizados durante o TPS quanto do que foi feito para a mitigação das vulnerabilidades. O documento busca aproximar o Tribunal, a Comissão Avaliadora, os investigadores e a comunidade técnico-científica para a construção de sistemas eleitorais cada vez mais seguros.
Acesse a íntegra do relatório técnico do TPS 2017.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)