27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Torre de Pedra é selecionada como Top Destinos de turismo rural

Neste ano de 2021 ocorre a terceira edição do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021. Na primeira fase os municípios fazem sua inscrição, na sequência ocorre uma votação “voto popular e avaliação técnica” e ambos somam pontos. As cidade Top Finalistas são as cidades mais votadas no Estado de SP e com avaliação favorável tecnicamente, sendo classificadas apenas as 3 cidades mais votadas por categoria.

Embora em edições anteriores várias cidades da Cuesta tenham participado e até eleitas Top Destino, neste edição nenhuma cidade da Cuesta foi classificada, porém na Região Turística Raízes do Interior Paulista são três: Boituva, Tatuí e Torre de Pedra (ambas em categorias diferentes). A cidade de Torre de Pedra foi eleita top finalista do prêmio top destinos turísticos e já garante pelo o menos o terceiro lugar na categoria turismo rural.

Torre de Pedra é a segunda maior produtora maracujá da região fabricando toneladas da polpa da fruta sem adição de água. A propriedade “Estrela da Manhã” está já em processo de estruturação para o turismo rural. O destaque foi no turismo rural.

CIDADES TOP FINALISTAS TOP DESTINOS TURÍSTICOS 2021
 
A Curadoria do Prêmio Top Destinos Turísticos, por meio da empresa de auditoria Russell Bedford Brasil, apresentou as cidades Top Finalistas na 3ª edição do Prêmio Top Destinos Turísticos 2021.
 

  • TURISMO DE AVENTURA: BOITUVA, CACONDE e SOCORRO.
  • TURISMO DE COMPRAS: EMBU DAS ARTES, ITUPEVA e SERRA NEGRA.
  • TURISMO CULTURAL: PRAIA GRANDE, SANTANA DE PARNAÍBA e TATUÍ.
  • ECOTURISMO: BERTIOGA, PERUÍBE e SOCORRO.
  • TURISMO DE ESPORTES: BOITUVA, CACONDE e SANTOS.
  • TURISMO GASTRONÔMICO: CAMPOS DO JORDÃO, SÃO SEBASTIÃO e TATUÍ.
  • TURISMO DE ESTUDOS E INTERCÂMBIO: RIBEIRÃO PRETO, SÃO BERNARDO DO CAMPO e TATUÍ.
  • TURISMO NÁUTICO: PRESIDENTE EPITÁCIO, CACONDE e ILHABELA.
  • TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS: PIRACICABA, PRAIA GRANDE e SANTOS.
  • TURISMO DE PARQUES TEMÁTICOS E PARQUES NATURAIS: ÁGUAS DE LINDÓIA, ITUPEVA e SÃO ROQUE.
  • TURISMO DE PESCA: ARAÇATUBA, MONGAGUÁ e PRESIDENTE EPITÁCIO.
  • TURISMO DE SAÚDE: ÁGUAS DE SÃO PEDRO, IBIRÁ e SERRA NEGRA.
  • TURISMO RELIGIOSO: APARECIDA, PRESIDENTE EPITÁCIO e TAMBAÚ.
  • TURISMO RURAL: CHARQUEADA, JUNDIAÍ e TORRE DE PEDRA .
  • TURISMO SOCIAL: BARRETOS, BERTIOGA e SOCORRO.
  • TURISMO SOL E PRAIA: PRAIA GRANDE, SÃO SEBASTIÃO e UBATUBA.
     “A curadoria parabeniza todas as cidades top finalistas e registrou também agradecimentos a todos os municípios participantes. A experiência será de grande valia para as próximas edições”, informou a organização.

No dia 30/11 ocorrerá a festa de premiação no Palácio do Bandeirantes (estilo a premiação do Oscar), sede do governo paulista, onde serão reveladas as Tops Campeãs das categorias com presenças do Governador João Doria, Secretário de Turismo e Viagens Vinicius Lummertz, Prefeitos, Empresários do Turismo e Jornalistas.

TORRE DE PEDRA

O que se destaca em Torre de Pedra é seu recente trabalho ao desenvolvimento turístico, a atual gestão do Prefeito Ciro Pedroso e Zilma Valério enxergam a turismo como desenvolvimento econômico e social, a população em sua grande maioria também está apoiando, o chefe de Departamento Rafael Souza e o COMTUR “Conselho Municipal de Turismo” estão focados neste desenvolvimento, através de uma consultoria que está sendo realizada pela especialista em desenvolvimento turístico Milene Moreira.

A cidade é pequena, possuí apenas 2.500 habitantes e já destaca sua forte vocação, como abordam estudos técnicos da USP, Universidade Federal do Paraná, entre outros, sua forte vocação ao município.

Segundo Jarbas Favoretto, Presidente Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico – AMITur a cidade possuí características marcantes, como por exemplo água sulfurosas com qualidade encontrada somente na França que vale a pena explorar com estudos técnicos, assim destacou o ilustre presidente da Amitur e conselheiro Estadual de Turismo em conversa com os gestores em um evento em realizado em Tatuí.

A gestão já está desenvolvendo o projeto de sinalização turística da cidade, a abertura do posto de informação turística e planejamento para manutenção e melhorias das estradas, bem como incentivando o empreendedorismo local que muito em breve irá lança sua primeira feira do produtor rural e artesanal com adesão marcante da população.

A SUPER PEDRA

O monumento natural “Torre de Pedra” de propriedade particular já está em processo de estruturação turística, o trabalho está sendo realizado pelo turismólogo Juliano Bolonha e visa uma experiência sustentável e responsável, em breve todos poderão conhecer será apresentado oficialmente para todos.

Vale a pena conhecer a pequena e pacata cidade de Torre de Pedra, cidade que está buscando a qualidade nos processos turísticos e não quantidade. Em uma pesquisa recém concluída é possível observar que os visitantes são de diversos lugares do estado e país, e até estrangeiros do Japão e Chile, sendo o perfil dos visitantes um público de família e pessoas que querem exatamente a tranquilidade e simplicidade que a cidade oferece.

Outro dado interessante da pesquisa foi que cada visitante já gasta no mínimo R$ 500 no município, todos recomendam a cidade e destacam que irão retornar. O alambique da cachaça Wiba é uma visita que não pode faltar em Torre de Pedra, cachaça premiada em Bruxelas, Chile e em várias categorias no Brasil inclusive OURO, o Pesqueiro 3 Irmãos é um atrativo de lazer também muito procurado devido os peixes gigantes, o Hotel Fazenda Estância Torre de Pedra também oferece uma hospedagem completa com total conexão com a natureza e animais.

Na cidade é realizado o evento TROÍA, evento de inciativa privada e com apoio da prefeitura, gestão de turismo e COMTUR, ocorrido em 21/11. Toda a cidade vira um campo de prova, recebendo público de vários lugares do Brasil, vale a pena conhecer. Torre de Pedra atualmente possuí cerca de 250 leitos de hospedagem e está em plena expansão de investidores nos diversos seguimentos gastronômicos, artesanato, cicloturismo, ecoturismo e claro no turismo rural top finalista do prêmio Top destinos turísticos 2021. (do 14News com assessoria – Foto de Capa: Crédito da imagem: @dronenosp).

Para conhecer:

Instagram: @visite@torredepedra

www.torredepedra.com.br


Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes