26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Tema: “administração de empresa” em pauta

Olá amigos do Agência14News. No texto da coluna “Ingienare” desta semana vamos falar sobre a “Administração de empresas”. Preparados? Boa leitura a todos!
Administração de empresas: um dom ou uma realização pessoal?
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Vamos começar com uma pergunta para uma breve reflexão. Caro leitor, você acha que ser um empresário de sucesso no mercado demanda de muita sorte, empenho, realização de um sonho para dizer que um dia teve sucesso?

Bom, vamos encarar os fatos. Naturalmente algumas pessoas realmente nascem com um dom para ser um comandante de uma empresa de sucesso, são fatos raros em que essas mesmas pessoas demandem de uma perspectiva de crescimento muito rápida, dentro do ramo em que queira atuar. Fato é que nos dias atuais as empresas que são abertas sem ter uma base sólida em regras da Administração, seu sucesso pode ser questionado, assim não obtendo o seu êxito esperado.

Conheço empresários que sem essa base conseguiram com muito esforço e dedicação conduzir o negócio, ou a empresa com muita destreza e assim solidificando-se no mercado. Como citado no início do texto, são pessoas que ao longo do tempo descobriram que poderiam despertar esse dom dentro de si. São pessoas de pleno sucesso, que pegaram empresas familiares, tradicionais e que com o passar do tempo e vendo as evoluções do mercado e as suas demandas, viram que era a hora de tentar algo novo. Foi impactante a sua aceitação no mercado e assim garantindo que seu crescimento seja pleno e contínuo.

Agora vejamos o outro lado da moeda. As pessoas que almejam ter uma empresa própria e não têm essa base ou esse dom de administrar, mas que desejam realizar o sonho de ser dono do seu próprio negócio. Em uma conversa muito positiva com um aluno da escola em que ministro aula no curso Técnico em Logística, no fim da aula me procurou e disse: “Professor, nunca imaginava que era tão complexa a Administração de uma empresa”, afirmou.

Na verdade digamos que as dificuldades que enfrentaremos nesse tempo de aprendizado serão a base para o nosso sucesso futuro. Digo isso, pois nesse caso, o investimento foi feito a esmo e a decepção foi imediata. Como muitas empresas no Brasil não passam de dois anos de vida, as chamadas “Empresas Embrionárias”, esse caso não foi diferente. Tudo foi maravilhoso, até a descoberta que o mercado no ramo de atuação escolhido estava saturado na cidade, e a decadência em menos de um ano foi inevitável.

Bom, vendo esse contexto comentei algumas ideias muito positivas e verdadeiras a respeito de como abrir uma empresa, esquecendo o critério de abertura da empresa, mas como escolher o ramo de atuação, como administrar situações de adversidade dentro do dia a dia, entre outros aspectos.

Para a abertura de uma empresa devemos considerar fatores como o ramo de atuação: será que o mercado não esta saturado com esse tipo de produto ou prestação de serviço? Para solucionar essa duvida, pesquisas de mercado são excelentes ferramentas para tirar duvidas a respeito.

No local onde irei instalar a minha empresa ou loja, atingirei o meu público alvo? Dentro dessas pesquisas de mercado, esse fator de onde se fixar para oferecer seu produto é determinante para o seu pleno sucesso, um local mal escolhido pode ser o fim da sua carreira como empresário.

Como gerir as situações do seu dia a dia? Seja um líder e não um chefe qualquer. Dentro dessas duas palavrinhas temos alguns paralelos consideráveis. Seja receptivo! Não mande, peça, afinal, um “por favor”,  um “obrigado”, são palavras que abrem as portas para o sucesso! Trate bem o seu funcionário, com isso ele trabalhará estimulado, trazendo resultados importantes para dentro da empresa! E principalmente trate seu público com extrema dignidade, pois é ele que fará a propaganda da sua loja ou empresa, e sempre lembrando que a “propaganda boca a boca” é a melhor que existe.

Saiba investir seus recursos, aplique de forma consciente, sabendo separar seus lucros e dividendos, fazendo investimentos de crescimento da empresa ou loja, trazendo novas ideias, capacitações de funcionários e a sua própria capacitação, sempre lembrando que isso é cíclico, ou seja, não deve parar nunca. Planeje, verifique as situações, analise todas as vertentes boas ou ruins, junte todos para a realização de opiniões, e delas, escolha as melhores, depois faça mais um pente fino e apare possíveis arestas. Por fim, implante essas novas iniciativas.

Aposto que com essas dicas, você, caro leitor, que tem esse desejo de ser um empresário de sucesso, pensará um pouco mais antes de sair aplicando seus recursos em qualquer tipo de empresa ou produto, e focará em uma ideia mais real e centralizada para que possa obter a plenitude em um mercado tão exigente como o nosso!

Não poderia de deixar aqui, aproveitando a data, um Feliz Aniversário a nossa querida cidade de Botucatu, que nesse dia 14 completa 161 anos! Que ela sempre seja próspera, para que possamos crescer juntos visando sempre o sucesso. Que Deus abençoe seu povo hospitaleiro! Parabéns a todos que se orgulham, como eu, de ser, com muito mérito, um genuíno cidadão Botucatuense!

Parabéns Botucatu!

Na próxima quinta-feira eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa. Tem alguma sugestão ou dúvida? Nosso canal para troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes