** Por Silvana M. Hilario
Sabemos que até pouco tempo atrás, a mulher exercia apenas como principal função, o “cuidado com os filhos e a família”. Com sua emancipação ela passa a ocupar diversos espaços na sociedade, conquistando maior autonomia. “Mãe, profissional, esposa, cidadã, mulher”, múltiplas faces em uma só.
Por outro lado, observa-se a existência de um acúmulo de tarefas que em sua maioria não é compartilhada pelos outros membros da família, já que a mulher continua sendo a principal cuidadora dos afazeres domésticos e com os filhos.
Esta “dupla jornada de trabalho” pode contribuir para uma sobrecarga emocional, ocasionando o surgimento além de estresse, vários transtornos mentais, tais como a depressão, predominante no público feminino. Todos esses aspectos podem acarretar significamente na diminuição da qualidade de vida da mulher.
A conscientização dessas mudanças na sociedade é o primeiro passo para trazer o olhar para si e detectar como estou e me sinto nesse contexto. Conciliar sua vida profisssional com a familiar/doméstica tem sido um grande desafio para a mulher moderna.
A psicoterapia pode ser uma aliada neste sentido ao favorecer a construção de instrumentos que possibilitem a mulher condições de enfrentamento em suas vivências cotidianas, proporcionando maior equilíbrio em suas relações no contexto familiar, profissional, pessoal etc.
“Menina, mulher, cheia de sonhos e realidades. Sonhos que me fazem acordar cheia de esperanças e realidades que me enchem de força para lutar” Érwelly Andrade.
Fique atenta! Hoje conta-se com diversas redes de apoio a prevenção, intervenção e promoção a saúde mental da mulher. Se necessário busque ajude na rede pública de saúde e/ou através de convênios bem como atendimento particular.
*** Psicóloga Silvana M. Hilario. CRP 119157 – Atendimento:crianças, jovens e adultos. Atendimento com ênfase em saúde mental da mulher.
Contato:
silvanahilario@bol.com.br
https://www.facebook.com/psicologa.silvanamhilario/
Ligar (14) 99886-9567.