25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Representantes de partidos de Botucatu comentam pesquisa do Datafolha que coloca Lula em primeiro lugar

Após pesquisa do Jornal Folha de S. Paulo que coloca o ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar ao cargo de presidente da república para as eleições de 2018, a reportagem do site Agência14News conversou com os representantes de partidos da cidade de Botucatu para comentarem esse atual cenário político.

 

Cenário – com Dória (PSDB)

Lula (PT) – 30%
Marina (Rede) – 15%
Bolsonaro (PSC) – 15%
João Dória (PSDB) – 9%
Ciro Gomes (PDT) – 6%
Luciana Genro (PSOL) – 2%
Eduardo Jorge (PV) – 2%
Ronaldo Caiado (DEM) – 2%
Branco/ Nulo – 16%
Não sabe – 2%

 

Cenário – Com Alckmin (PSDB)

Lula (PT) – 30%
Bolsonaro (PSC) – 16%
Marina (Rede) – 15%
Alckmin (PSDB) – 8%
Ciro Gomes (PDT) – 5%
Luciana Genro (PSOL) – 2%
Eduardo Jorge (PV) – 2%
Ronaldo Caiado (DEM) – 2%
Branco/ Nulo – 18%
Não sabe – 2%

** Fonte: Folha de S. Paulo. 

A pesquisa, segundo a Folha, foi realizada de 21 a 23 de junho de 2017 com 2.771 entrevistados em 194 cidades. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

 

PREMATURO

João Cury Neto, um dos principais líderes do PSDB falou sobre o assunto: “Acho que o cenário é muito instável, hoje qualquer prognóstico sobre as eleições de 2018, é muito prematuro. De toda forma, as pesquisas nesse momento servem para identificar e compor cenários. Das reformas em andamento até o desenrolar da operação Lava Jato, passando por uma denúncia  contra o Presidente Temer, há tanta coisa para acontecer que fica muito difícil qualquer prognóstico”. 
“O mais importante nesse momento é ter ouvidos bem abertos para entender a insatisfação da população com a classe política e apresentar propostas que exijam dos políticos uma atuação mais ética e também mais próxima com os eleitores. Para que isso aconteça mudar a legislação eleitoral é imprescindível. O sistema atual faliu”, disse.

 

RECUPERANDO A IMAGEM

Everaldo Rocha (PT) de Botucatu: “A pesquisa para nós é sempre favorável, não tem nem como não ser, com esse cenário após o golpe, e o Lula sempre liderando as pesquisas. Mesmo após o ataque da grande mídia ao PT e à figura do Lula, ele ainda se mantém consolidado. Isso ainda deve ampliar porque se o Data Folha coloca com 30% é sinal que pode estar bem acima disso. A ficha do povo começou a cair que foi um golpe para atender os grandes grupos empresarias deste País. Entre os partidos que o povo mais confia as pesquisas apontam que o PT está em primeiro. Estamos recuperando a imagem e mostra quem realmente estava falando a verdade sobre tudo o que fizeram com o País”, disse.

 

MAIS PRÓXIMO DA POPULAÇÃO

Rodrigo Biasotti (PV): “Lula demonstra que ainda é o presidente mais próximo da maioria da população brasileira, que no geral ainda é um povo, que precisa de uma assistência social atuante e que o governo Lula soube trabalhar, criando situações de socorro imediato, tais como programas sociais: Bolsa Família , Minha Casa Minha Vida, entre outros. Em um País que tem a má distribuição de renda e que uma grande maioria ganha 01 salário mínimo, qualquer renda extra e possibilidade de ajuda demonstra uma certa preferência em um candidato que leva como bandeira o assistêncialismo”.

QUEDA DE AÉCIO                       

Rodrigo Biasotti continuou: “O único partido que poderia fazer frente a esse fenômeno que Lula é para a maioria da população brasileira perdeu a identidade, perdeu seu maior garoto propaganda com a queda do Aécio e os avanços das investigações apontando figuras de direita não só do PSDB, como outros partidos. Aqueles que levantavam as bandeiras de direita se recolheram; perderam a força ou desacreditaram quando viram os seus heróis um tanto quanto mais atolados nas denúncias as quais acusavam o seu maior desafeto. Quanto a ida de Bolsonaro ao segundo lugar demonstra que uma parcela da população não aguenta mais, nem direita e nem esquerda. Uma população que além de não aceitar os lados da política, está preferindo um candidato radical na esperança da moralidade, não só da política mas como um todo. É aquela sensação que o Brasil não tem mais jeito e que ele poderia ser quem poderia dar jeito”.                        

 

OS ATORES SÃO OS MESMOS

Biasotti complementou: “O Brasil nos últimos anos passou pelo governo FHC e Lula /Dilma. Nesses mais 20 anos, tanto na Câmara de Deputados e Senado, os atores são os mesmos! Poucos mudaram! Acredito que os grandes responsáveis pela crise política e moral e financeira estão alí! São eles que deixam qualquer presidente refém. As negociações feitas ali, que determina a qual sentido que qualquer governo vai caminhar. É o famoso toma lá dá cá! Eles conseguem deixar qualquer governo refém. Eles são os responsáveis por toda a situação que se encontra o nosso País. Acredito que enquanto não houver uma reforma política séria e eficaz, não faz diferença qual seja o próximo Presidente. Ele ainda terá que dançar a música que o Congresso tocar. A governabilidade ainda depende do Legislativo e quando se tem uma maioria de deputados e senadores que insiste em legislar em causa própria, ou seja, para seu grupo de base (pecuária / indústria e afins) os interesses da maioria não passarão de ilusões de campanha!. Acredito que temos que politizar a nossa população: os jovens, preparar as próximas gerações para que haja interesse na mudança da velha política. Que a nova geração aprenda a política do bem, a política para o bem! Enquanto isso não acontece, iremos ver o que decide a eleição: será com campanhas milionárias e em consequência disso acordos, vendas antecipadas de cargos e contratos etc. Quando mudarmos o Legislativo, começaremos a mudar o Brasil! Quando você vê uma pesquisa de Presidente e não consegue ver nos principais nomes nenhum que representa a renovação ou resolução comprova-se a tese que a mudança tem que começar pelo Legislativo!”.

 

PESQUISA ENQUANTO DIREITOS SÃO RETIRADOS

Daniel Carvalho do PSOL de Botucatu: “Impressionante como a gente sempre tem esses duelos e debates políticos tão importantes para o Brasileiro em um cenário no mesmo momento onde falam de uma eleição em que vai ocorrer daqui 15 meses. Mais um ano falta ainda para eleição de 2018 e ainda ficam lançando esses números de pesquisa de Ibope, mas os números que realmente importam para o PSOL, para mim e para Botucatu acredito é o que influencia no dia a dia do trabalhador, do estudante, que é realmente a pesquisa te saiu recentemente no Senado com a população que tinha acesso ao site deles, em que 95% das pessoas que opinaram são contra a reforma trabalhista. Na semana passada saiu outra da reforma previdenciária, em que se tinha números semelhantes contra a reforma. Saiu outra pesquisa falando que 70% dos brasileiros são contra o Temer se manter na presidência. Só 7% apoiam o governo Temer, achando que ele vai ser ingovernável. Ao invés de ficar especulando quem vai ser o presidente daqui 15 meses a gente deveria ver o que está sendo feito hoje pelo botucatuense e pelo brasileiro. Nós estamos sendo desrespeitados em nosso direito”. 

 

CONTRA REFORMAS DE TEMER

Daniel Carvalho. ainda disse que nesse cenário haverá um ato-show. “Às 17h haverá concentração no Bosque com passeata e ato no Largo da Catedral para conversar sobre reforma previdenciária que vai prejudicar o trabalhador. Já o empregador sempre terá só aumento de lucro contra o empobrecimento do trabalhador. O governo não tem mais uma agenda de trabalho e sim um poder de negociata”, finalizou. 

 

SEM PAIXÕES

Curumim, presidente do PSDB de Botucatu: “Temos que fazer uma reflexão profunda na política, nas reformas e a melhor maneira de conduzir as eleições de 2018. Eu fico até um pouco assustado quando ouço alguns tipos de defesa a nomes que estão completamente dentro desses escândalos políticos, desta infeliz realidade. Nós temos que pensar amplamente e primeiramente na nossa Cidade, no nosso Estado, pensar no nosso País, mas sem paixões e com muita tranquilidade e serenidade pra gente pensar em uma política séria e transparente. Que venham políticos com com extrema capacidade de governabilidade e desenvolvimento. O PSDB de Botucatu está fazendo esse diálogo tranquilo para pensar em nomes que estão preocupados com nomes que pensem em nossa Cidade, no Estado e no País, e estamos aqui à inteira à disposição. Temos sim que convergir em um trabalho conjunto entre todos os partidos eliminar aqueles que tenham quem tenha alguma situação que desagregue politicamente e prezando sempre pela ética moral de cada cidadão que frequenta uma sigla partidária. Mas fico triste quando as paixões falam mais alto mas que deveriam pensar na coletividade mas que pensam no nome do ex-presidente Lula, que tudo isso aconteceu no nosso País foi pela incapacidade política que teve o ex-presidente Lula”.

 

** Cenário com Joaquim Barbosa e Doria

Lula (PT) – 29%
Marina (Rede) – 15%
Bolsonaro (PSC) – 13%
Joaquim Barbosa (Sem partido) – 10%
João Doria (PSDB) – 9%
Luciana Genro (PSOL) – 2%
Eduardo Jorge (PV) – 2%
Ronaldo Caiado (DEM) – 1%
Branco/ Nulo – 15%
Não sabe – 2%

 

** Com Joaquim Barbosa e Alckmin
Lula (PT) – 30%
Marina (Rede) – 15%
Bolsonaro (PSC) – 15%
Joaquim Barbosa (Sem partido) – 11%
Alckmin (PSDB) – 8%
Luciana Genro (PSOL) – 2%
Eduardo Jorge (PV) – 2%
Ronaldo Caiado (DEM) – 2%
Branco/ Nulo – 14%
Não sabe – 2%

 

A reportagem do site Agência14News procurou todos os líderes de partidos da cidade de Botucatu onde há concorrentes na pesquisa, mas alguns não se manifestaram.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(Do Agência14News).

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes