18 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Qual a diferença entre engenheiro e tecnólogo?

Errata: o programa 5 S nas empresas, serve para a organização interna, e não para o transporte de materiais ou cargas, conforme escrito no artigo da última quinta-feira (26).

 

Olá amigo do Agência14News!

No texto da coluna “Ingienare” desta quinta-feira (02) vou falar sobre a diferença entre o Engenheiro e o Tecnólogo, vamos lá? Boa leitura a todos!

Qual a diferença entre o Engenheiro e o Tecnólogo?
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Olá queridos leitores que acompanham a página do site Agência14news, na coluna de hoje abordaremos um tema que em diversas vezes fui perguntado, e que, sinceramente, eu não sabia responder até então. Questão interessante, pois as atribuições de ambos são similares, mas em algumas partes há diferenças sim. Afinal, qual a diferença entre um Tecnólogo e um Engenheiro?

Na maioria das vezes, o Tecnólogo não gosta de ser comparado com o técnico, já o engenheiro menospreza o tecnólogo e esse último, só se dá mal (um pouco exagerado, mas essa é a visão de muitos). Veja um pouco as diferenças e semelhanças destes cursos.

Um curso técnico pode variar bastante de duração, normalmente de 1 a 3 anos. Já o de tecnólogo varia de 2 a 3 anos. Em contra partida o de engenharia tem a duração mínima de 5 anos. Então qual é a diferença para que um técnico não seja um tecnólogo e um tecnólogo não seja um engenheiro?

Como daqui alguns anos serei um tecnólogo e engenheiro formado e também já sou técnico me sinto a vontade para falar sobre esse assunto. Então, vou tentar responder essa pergunta.

Primeiro, se um técnico for tido igual um tecnólogo e um tecnólogo igual um engenheiro seria a mesma coisa que dizer que um técnico é um engenheiro. Isso é a mais simples matemática, pois se Técnico = Tecnólogo = Engenheiro então Técnico = Engenheiro, o que não é verdade .

A maioria das pessoas gosta de fazer comparação com algumas profissões para explicar, eu sei muito bem o que é isso, pois já passei por esse problema. Já me deparei com algumas pessoas falando: “Ah, mas é técnico”. E hoje respondo a todas elas: “Não, não é técnico. É tecnológico”.

O papel de um técnico e do engenheiro já estão bem definidos nas empresas, por já serem cursos que estão no mercado a muito tempo, mas e o do tecnólogo? Algumas pessoas definem o tecnólogo como sendo um “engenheiro menos qualificado” ou também um “técnico mais qualificado”, mas eu sinceramente não acredito em nenhuma dessas duas definições, até porque a sua titulação nem sempre tem a ver com a sua qualificação. Conheço técnicos que são mais qualificados do que muitos tecnólogos e alguns tecnólogos que são melhores do que engenheiros. Isso às vezes está mais relacionado com comprometimento do que necessariamente uma palavra, mas nos cursos existem sim focos diferenciados.

O principal entre o curso tecnológico e o de engenharia é que o primeiro é focado em uma área mais especifica, como na área de produção industrial e nesse caso abrangerá a área de gestão e aplicação das ideias e conceitos diretamente com as pessoas ou com elementos de máquinas e peças em geral.

Já no caso do engenheiro, ele também fará essa parte, mas terá ainda o papel de gerir todas as informações de normas técnicas, desenvolvimentos de projetos, cálculos, assinatura de plantas técnicas como de casas, plantas de carros para seu desenvolvimento, dentre outras inúmeras atribuições.

Por fim, vale ressaltar que o tecnólogo devido as proporções que o nível de graduação implica, em alguns casos, pode sim substituir o engenheiro.

Na próxima quinta-feira eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo do dia a dia. Tem alguma sugestão ou dúvida? Nosso canal para troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Tenha uma ótima semana!

 
 
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes