Os ataques em escolas são um problema civilizatório, pois afetam não apenas a segurança e o bem-estar das pessoas diretamente envolvidas, mas também a sociedade como um todo. Esses ataques representam uma violação grave dos direitos humanos, e têm um impacto profundo e duradouro nas vítimas, nos familiares e na comunidade escolar.
Além disso, a ocorrência desses ataques levanta questões mais amplas sobre o estado da sociedade, a qualidade da educação, a segurança pública, a saúde mental e a prevenção da violência.
A psicologia e a prevenção são importantes para entender e combater esse fenômeno. A abordagem fenomenológica existencial dentro da psicologia é útil para entender como a experiência subjetiva de cada indivíduo pode levar a comportamentos violentos.
A existência humana é moldada por experiências vividas e pelos significados que essas experiências têm para cada indivíduo. Quando uma pessoa se sente isolada, rejeitada ou impotente, por exemplo, pode desenvolver sentimentos de raiva, frustração e desespero, que podem levar a comportamentos violentos.
Além disso, a influência das redes sociais tem sido apontada como um fator que contribui para os ataques nas escolas. As redes sociais podem ser um terreno fértil para a disseminação de ódio, intolerância e violência, além de oferecer um ambiente onde indivíduos podem encontrar apoio para suas crenças e sentimentos negativos.
Cabe um alerta para os pais acompanharem o que os seus filhos estão acessando nas redes sociais.
A desinformação, as teorias da conspiração e a polarização política também podem aumentar a intolerância e o ódio em algumas pessoas.
É necessário educar as pessoas sobre a importância do diálogo aberto e respeitoso, além de promover a diversidade e a inclusão social.
A violência nas escolas é uma expressão da violência que permeia a sociedade como um todo. É importante pensar em soluções que envolvam toda a sociedade, e não apenas a escola, em âmbito social e político. É necessário repensar os valores que orientam a nossa cultura e investir em educação para a paz e o diálogo.
Silvana Hilario, atua como psicóloga clínica e especialista em saúde mental. Atua na cidade de Botucatu e também faz atendimentos online em todo o Brasil.
Contato:14 981345639
Instagram: psicologasilvanamhilario