Conhecida por desenvolver um relevante trabalho na proteção à infância em Jacareí, a promotora de Justiça Renata Rivitti é a entrevistada na mais recente edição do Estúdio MPSP. Entre os assuntos abordados durante a conversa está a Lei nº 13.431, que determina a escuta protegida de crianças e adolescentes em situação de violência.
Partindo do dispositivo legal, a promotora desenvolveu o projeto Escutar para Proteger, que tem o objetivo de garantir um tratamento mais humano, completo e eficaz aos atendidos pela rede protetiva na região de Jacareí. A iniciativa envolve outros órgãos públicos além do MPSP, e garante a elaboração de um fluxo de atendimento às vítimas de forma articulada e coordenada, buscando a plena proteção e cuidado das vítimas, evitando a revitimização.
Renata aproveitou ainda para falar de como o Escutar para Proteger pode ser replicado em outros municípios e comarcas.
Semanalmente, o Estúdio MPSP traz entrevistas com membros do Ministério Público de São Paulo. Nos programas, são abordados iniciativas e detalhes sobre a atuação da instituição.
Esta e as demais edições do programa podem ser vistas na seção de vídeos do portal do MPSP e no canal da instituição no YouTube.