O programa Vizinhança Solidária realizada pela Polícia Militar em parceria com a Polícia Civil, Guarda Municipal e Conselho Municipal de Segurança (Conseg) envolvendo os moradores tem dado resultado em bairros que foi implantado. Um dos locais que já recebeu esse trabalho foi o balneário Rio Bonito.
O local tem visitas frequentes de banhistas e com a movimentação maior muitas vezes bandidos se aproveitavam disso. Mesmo em dias mais tranquilos aproveitavam para invadir ranchos vazios.
A troca de informações entre moradores e as forças de segurança fez com que a vigilância aumentasse. “A pareceria, resultante da Polícia Militar com a Rio Bonito tem como principal objetivo a integração entre as pessoas, a preocupação pelo bem-estar do outro e dos espaços coletivos. A sensação de pertencimento, pois ninguém está sozinho, mesmo que afastado do centro urbano. Como consequência desta mobilização tem melhorado a sensação de segurança e reduziu a onda de furtos nos ranchos que sofremos no ano de 2019. Ajudou a denunciar festas clandestinas e atos de vandalismo na Orla, além de trazer os rancheiros para adoção do espaço público como seu também, não deixando em estado de abandono”, comenta Fernando Cesar Jr, um dos participantes do projeto.
Segundo ele, o cadastramento e ampliação dos núcleos de PVS (Programa Vizinhança Solidária) no bairro afeta na redução de índices criminais, aumento das sensações de segurança e de pertencimento, sendo que esta trata de um benefício tão significativo, que vem proporcionando mais tranquilidade aos rancheiros do Rio Bonito, e melhorando a qualidade de vida e bem-estar social por meio do vivenciamento da Cultura de Paz e união.
As trocas de mensagens são feitas pelo celular, utilizando o aplicativo de mensagem WhatsApp, que envia mensagem instantânea a todos os rancheiros. “No Grupo temos presença da policia local que acompanha os fatos debatidos no Grupo. É Importante falar que a existência do grupo não diminuir a importância de procurar uma autoridade local e notificar oficialmente o fato ocorrido”, informam os responsáveis.
Vizinhança Solidária é um programa que foi criado pela Polícia Militar em 2009. Policiais foram procurados por um grupo de síndicos de prédios no Itaim Bibi. A ideia do programa foi de promover reuniões periódicas entre vizinhos, com participação de representantes da polícia, para discutir ações de segurança.
No Rio Bonito o projeto já existe desde janeiro deste ano. O projeto é fundamental para se debater situação relacionada à segurança do bairro.
Como Funciona?
O morador do Rio Bonito, procura o responsável por administrar o Grupo de WhatsApp. Ele irá adicionar esse morador que poderá comentar qualquer atitude suspeita na sua rua. E apenas assuntos relacionado à segurança podem ser citados. A participação é gratuita. “A única contribuição que a gente pede é a aquisição das placas da vizinhança solidária da nossa região. Já conseguimos reunir mais de 60 rancheiros e rancheiras atuando”, destaca.
Resultado
“O projeto tem mais de 60 moradores, 40 casas sinalizadas e está fazendo a diferença. Eu fabrico as placas e administro o Grupo. Está sendo uma parceria muito eficiente”, finaliza Fernando. (Foto de capa: 14News).