26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Projeto de lei de combate ao Diabetes do deputado Fernando Cury é aprovado na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Fernando Cury conquistou mais uma importante notícia após um trabalho intenso e dedicado a melhorar a vida das pessoas.

Na tarde dessa quarta-feira (18), o parlamentar comemorou na capital paulista a aprovação do projeto de lei 963/2016, de sua autoria. “Estou feliz demais por mais um grande passo dado. Esse projeto foi reconhecido pela sua importância e aprovado em plenário pela Assembleia Legislativa”, comentou.

O texto institui e inclui no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Combate ao Diabetes, celebrada anualmente entre os dias 8 e 14 de novembro. A proposta surgiu a partir das ações e estudos da Frente Parlamentar de Combate à doença, criada e coordenada por Fernando Cury, com o objetivo de conscientizar e promover uma análise sobre o tema nas políticas públicas de saúde.

“O diabetes é uma doença silenciosa e ainda sem cura, mas se for diagnosticada precocemente por meio de um simples exame de sangue e tratada da maneira adequada, pode ser controlada. É uma das maiores causas de morte, além de ser causadora de cegueira, insuficiência renal e amputações não traumáticas”, afirmou Cury.

Ainda de acordo com o deputado, estudos apontam que há uma estimativa de que metade dos portadores da doença desconhece a sua condição. “Então, quando atuamos de forma eficaz sobre um tema tão importante, estamos pensando no bem estar e na saúde da nossa população, debatendo as mais variadas questões a fim de proporcionar a conscientização das pessoas e a sensibilização dos gestores e profissionais da área, disseminando os mitos e verdades sobre o diabetes e os cuidados necessários”, destacou.

O parlamentar não tem medido esforços e reitera o compromisso nessa luta, colocando o mandato à disposição. “Sei das dificuldades que os diabéticos enfrentam e como isso deve ser tratado com a mais absoluta atenção, pois vivo diariamente essa situação na família, com minha sobrinha de 9 anos que motivou o início dessa luta com a Frente Parlamentar. Boas notícias não precisam de hora certa para chegar, mas essa veio para coroar uma etapa da nossa atuação parlamentar e deixar ainda ‘mais azul’ o mês de novembro que se aproxima, até porque a Semana de Prevenção, Controle e Combate está instituída nos dias 8 a 14, e exatamente no dia 14 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Diabetes”, concluiu Fernando Cury.

Mais ações

O deputado estadual Fernando Cury é o autor de outros dois importantes projetos de lei, voltados ao combate e prevenção do diabetes:

PL 964/2016 – torna obrigatória a realização do teste de glicemia capilar em alunos matriculados no 6° ano do ensino fundamental e no 1° ano do ensino médio, nas escolas da rede estadual

PL 965/2016 – garante um cardápio de alimentação escolar especial ao aluno diabético, com alimentação adaptada à sua respectiva condição.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes