Na próxima terça-feira, 25/10, o Projeto SOU-UNESP (Sobrepeso e Obesidade em Universitários da Unesp), da Rede Temática de extensão TURISQUALI (Turismo, Sustentabilidade e Qualidade de Vida), realizará uma mesa-redonda com um bate-papo interativo sobre o tema “Obesidade Infantil”.
A transmissão será realizada pelo canal do Youtube da AgDC pelo link https://www.youtube.com/watch?v=8EPnCQzJOmQ As inscrições são gratuitas, com direito a certificado de participação, e podem ser feitas através do link: https://www.even3.com.br/sou-unesp_obesidade-infantil/
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade que determina prejuízos à saúde. A obesidade é uma doença cada vez mais presente no mundo, afetando diversos públicos e idades. Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos de obesidade infantil não fica para trás, isso porque estima-se que aproximadamente 6,4 milhões de crianças têm excesso de peso no Brasil. Isso se deve por uma série complexa de fatores genéticos e comportamentais que atuam em vários contextos, como a família e a escola, causando diversos prejuízos durante a infância até a vida adulta.
A profa. Patrícia Fidelis, coordenadora do projeto, enfatizou: “Estudos mostram que intervenções precoces, em termos de educação nutricional, potencializam a adoção de hábitos saudáveis pelas crianças que se perduram durante a vida adulta. Portanto, a discussão sobre a obesidade infantil é uma estratégia inicial necessária para combate e prevenção da obesidade”.
Nesta mesa-redonda, a quinta edição realizada pelo projeto, participarão profissionais das áreas de nutrição, biomedicina e medicina, que irão abordar os impactos e a importância de discussão desse assunto!
Sobre o SOU-UNESP
O SOU-UNESP é um projeto coordenado pelas profas. Patrícia Fidelis e Thábata Koester e conta com a participação de Humberto Negrão, Maria Vitória Romão e Yasmin Alves, alunos do curso de nutrição do IB. Este projeto visa avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade nos universitários, correlacionando com diferentes fatores como classe socioeconômica, conhecimento alimentar dos alunos e nível de atividade física, além de promover a popularização da temática por meio de lives abertas à comunidade interna e externa à UNESP. Acompanhe o projeto pelo instagram SOU_UNESP https://www.instagram.com/sou_unesp/