O Programa Municipal DST/Aids de Botucatu foi premiado pela segunda vez na 4ª edição do “Prêmio Luiza Matida”. A premiação ocorreu durante o evento comemorativo da 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: “Os desafios da eliminação da sífilis congênita – teste, trate e cure a sífilis adquirida”, que ocorreu no dia 05 de dezembro, em São Paulo, promovido pelo Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo.
O prêmio é concedido aos municípios que atingiram alguns dos indicadores para a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelos profissionais para evitar que o HIV seja transmitido da mãe para seu filho.
A redução dos casos de transmissão vertical do HIV (TVHIV) no país permitiu que o Ministério da Saúde, em 2017, lançasse a estratégia de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Essa estratégia tem o propósito de certificar municípios com população de 100.000 habitantes ou mais, que tenham atingido critérios e indicadores estabelecidos para eliminar a Transmissão Vertical do HIV, em conformidade com as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse prêmio indica que o nosso município está a caminho dessa certificação.
“Esse Prêmio é mérito de um trabalho de toda a equipe do Programa, e de todos os profissionais que colaboram com os objetivos do Programa, incluindo todos os profissionais gestores de saúde e da rede de Atenção Básica de nosso município, que oferecem testagem rápida, diagnóstico e acompanhamento das gestantes com HIV em tratamento. Frente ao empenho e ao excelente trabalho realizado, nosso município não tem nenhum caso de transmissão vertical do HIV há mais de 9 anos”, destacou a coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Thaís Espernega Santos.
“Agradecemos também e dividimos esse prêmio com nossos parceiros: Serviço de Assistência Especializada de Infectologia (SAE) “Dr. Domingos Alves Meira”, referência no tratamento das gestantes com HIV do município de Botucatu e Região, e ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores, onde são realizados ações de prevenção, acompanhamento e tratamento das Infecções sexualmente transmissíveis”, completou Thaís.
Sobre o Prêmio Luiza Matida
O Prêmio Luiza Matida, concedido pelo Programa Estadual DST/Aids-SP desde 2015, presta homenagem à médica pediatra que lutou incansavelmente pela eliminação da transmissão vertical da sífilis e do HIV, esteve à frente de pesquisas que muito contribuíram para o sucesso das respostas, nacional e paulista, na redução da transmissão vertical do HIV. Em 2013, em parceria com a Agência Japonesa Jica, fez parte de um grupo técnico para qualificação e fortalecimento da resposta moçambicana ao HIV/AIDS. Determinada e persistente em seus objetivos e ideais, Luiza não se conformava com a notificação de casos de transmissão vertical da sífilis e HIV no estado de São Paulo. O sonho de Luiza continuará vivo em cada um de nós.
Serviço:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores
Telefones: [14] 3811-1100
Programa Municipal de DST/aids
Espaço Saúde Profª Cecília Magaldi
Avenida Santana, 323 – Centro
Telefone: 3811-1606