O prefeito de Botucatu Mário Pardini (PSDB) foi internado no Hospital das Clínicas depois de sofrer uma cólica renal, que levará a um procedimento médico.
Pardini participava de uma partida de futebol de um amigo curado da Covid quando se sentiu mal e foi levado ao HC.
Segundo a Prefeitura, trata-se de uma cólica de rim e que ele passará por um procedimento de colocação de Duplo Jota, que é normal, para retirada das pedras do rim.
“O Prefeito de Botucatu Mário Eduardo Pardini Affonseca está internado no Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, aos cuidados da Urologia. O paciente encontra-se em leito, assistido, medicado; seu estado de saúde é estável e aguarda programação cirúrgica”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
O PROCEDIMENTO
O cateter duplo J é um fino tubo flexível de poliuretano, com um calibre aproximado de 3 mm e um comprimento que varia de 8 a 35 cm, muito utilizado pelos médicos urologistas para garantir o fluxo de urina entre o rim e a bexiga.
É mais frequentemente utilizado após o tratamento de pedras nos rins ou nos ureteres. Pode também ser utilizado em procedimentos de reconstrução complexa do sistema urinário, como o tratamento do câncer, por exemplo.
É chamado de duplo J devido ao formato circular de suas extremidades, o que impede seu deslocamento de forma inadequada dentro do sistema urinário.
O material é sintético, flexível e possui uma memória em suas extremidades. Estas características são importantes para facilitar a implantação de forma delicada e pouco traumática durante a cirurgia.
2- PARA QUE SERVE?
Serve para garantir o fluxo normal de urina do rim em direção a bexiga. Pode ser usado também após procedimentos complexos de reconstrução do ureter, como no tratamento de tumores malignos, de forma a evitar pequenos vazamentos de urina para dentro da cavidade abdominal.
Após cirurgias para o tratamento de cálculos renais, o cateter duplo J facilita a eliminação de minúsculos fragmentos que eventualmente poderiam ficar presos no trajeto após o procedimento. (Do 14News)