19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prefeito anuncia rompimento de contrato com empresas de ônibus

O prefeito João Cury Neto anunciou no final da tarde desta quarta-feira (21) o rompimento de contrato com as empresas de ônibus do transporte público de Botucatu.

Na reunião que ocorreu no auditório Cyro Pires da Prefeitura, Cury disse que as empresas tinham se comprometido há 30 dias em melhorar os serviços oferecidos aos usuários do transporte coletivo da cidade, o que não foi cumprido e os problemas continuaram ocorrendo.

De acordo com o prefeito apesar da promessa, o serviço continuou péssimo e que mesmo com todo o transtorno de se romper o contrato, achou por bem tomar essa atitude, do que esperar morrer alguém.

Durante 30 dias a prefeitura deve abrir uma concorrência emergencial para novas empresas ou uma única permissionária. A decisão será do prefeito eleito Mário Pardini, que estará à frente dos próximos passos sobre esse assunto, ao tomar posse no dia 1 de  janeiro.

Cas alguma das empresas venha a abandonar o serviço, a prefeitura pode abrir um processo de contratação emergencial nesse meio tempo até que faça uma licitação definitiva.

Cury disse ainda que a decisão pode ir para a esfera judicial com as empresas recorrendo da decisão, mas a posição do governo é irreversível. 

“Eu acho que deve ser um problema de gestão. O fato delas terem ficado 3, 4 anos com problemas que são inerentes à operação do sistema, a gente nunca viu um volume tão grande de quebra, de péssima qualidade na prestação de serviço. A gente teve problemas de operação, mas quado se analisa o todo, que eram problemas de operação que precisam ser sanados, mas que não era na escala e na proporção que nós temos hoje. Isso quer dizer que se por 3 ou 4 anos eles tocaram de certa forma satisfatisfatoriamente, isso demonstra que o nosso modelo que nós adotams lá atrás, de colocar duas empresas, não era tão errada assim, porque eles aguentaram por um bom tempo, senão falaram lá no começo, que não tinham como operar”, explicou o prefeito sobre o fato de problemas na gestão com duas empresas no sistema.

Perguntado se Roger Mansur, que trabalhou por décadas em Botucatu, poderia participar da nova contratação de empresa, o prefeito disse que qualquer empresa legalizada poderá concorrer exceto as duas que estão saindo.

A reportagem do Agência14News procurou a São Dimas que por enquanto não quis comentar o assunto. Já a Stadtbus não respondeu aos questionamentos.

DECISÃO SEM VOLTA

Segundo a prefeitura, a medida foi tomada em razão do não cumprimento de cláusulas contratuais e pela má qualidade dos serviços prestados à população.
 
Durante o dia, representantes das empresas foram informados sobre a decisão e deverão ser notificados oficialmente ainda nesta quinta-feira (22). O processo tramitará na esfera administrativa oferecendo prazo para que as empresas possam se manifestar. Mas, segundo o prefeito, a decisão é irrevogável. 
 
“Chegamos no limite. Há quase noventa dias estamos ouvindo promessas que não se confirmaram. O serviço só piorou. Não posso carregar uma faca no pescoço correndo risco de acontecer uma tragédia. A decisão de rescindir os contratos com as duas empresas está tomada e só poderá ser revertida pela justiça”. 

FALTA DE INVESTIMENTO 

Na avaliação do prefeito, o grande volume de problemas registrados nos últimos meses não está diretamente ligado à viabilidade do sistema de transporte público, mas sim, a falta de investimentos, manutenção e gestão por parte das empresas. Por contrato, a Stadtbus e a Reta Transportes deverão continuar operando os serviços até que uma nova empresa seja contratada em caráter emergencial. Questionado sobre os desdobramentos que a decisão poderá proporcionar, o chefe do Executivo garantiu que serão adotadas todas as medidas para minimizar eventuais prejuízos à população.  
 
“Partiremos para uma contratação emergencial que nos permitirá trabalhar em um novo processo licitatório. Nosso governo nunca se furtou de enfrentar as dificuldades e superar os desafios. Estamos respaldados pela vontade popular. A população saberá entender que estamos tomando essa medida pensando na melhoria da qualidade do serviço”, afirma Cury.

Veja a entrevista gravada ao vivo no Facebok do Agência14News – https://www.facebook.com/agencia14news/

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes