28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Prazo para realizar biometria eleitoral é prorrogado até 23 de março

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) prorrogou para o dia 23 de março de 2018 o prazo para fazer o recadastramento eleitoral biométrico. Segundo dados da 26ª Zona Eleitoral, 28.268 eleitores ainda não realizaram a revisão em Botucatu. Em Itatinga 4.099 ainda não passaram pela Biometria e em Pardinho, 1.437.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologará estes municípios como aptos para utilizar o sistema biométrico nas eleições de 2018 somente após recadastrar no mínimo 80% do eleitorado. Até o dia 19 de dezembro, prazo final para o recadastramento, 76.169 eleitores fizeram o procedimento em Botucatu, o que representa 72,93% do eleitorado. Em Itatinga 71,59% e em Pardinho 74,33%.

A revisão biométrica é obrigatória para todos os eleitores com idade até 70 anos. Após essa faixa etária só deve se recadastrar os eleitores que queiram continuar votando. Quem não participar, terá o título cancelado, não poderá votar nas eleições de 2018 e estará sujeito a uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte ou tomar posse em cargo público, regularizar CPF, não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior entre outras.

Itinerante

No início deste ano a 26ª deu início ao Cartório ao projeto Cartório Itinerante, ação que visava levar o agendamento da Biometria aos eleitores. A equipe da Justiça Eleitoral percorreu vários espaços públicos e privados, facilitando o acesso do eleitor para o recadastramento. A iniciativa obteve bons resultados. “O retorno foi tão positivo que resolvemos levar ao TRE a proposta de levar não só o agendamento ao eleitor, e sim a Biometria, principalmente nos bairros descentralizados da cidade”, afirma o chefe da 26ª ZE, Igor Ignácio.

Em julho, a Biometria começou a ser levada a bairros e empresas. Foram atendidos os eleitores de Anhumas, Rubião Júnior, Vitoriana, Setor Leste, Setor Sul, Setor Norte e Centro, com postos instalados em supermercados, Shopping, Poupatempo, em escolas públicas e privadas e empresas, como Eucatex, Duratex, Caio/Induscar, Irizar e Centroflora.

Em Itatinga, os dias de atendimento foram estendidos para todos os dias da semana no posto instalado na Casa do Cidadão e aos finais de semana em dezembro, prazo final estabelecido pelo TRE.

Em Pardinho, a ação foi desenvolvida nos três postos do Grupo Rodoserv e na Câmara Municipal, e com atendimento também ampliado durante a semana. Com o projeto, mais de 9.354 eleitores foram atendidos, reduzindo consideravelmente o número de eleitores para o final do prazo.

                                            

Documentação
Para se recadastrar, basta apresentar um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência atualizado. A 26ª Zona Eleitoral está localizada na Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro. O funcionamento do dia 20 de dezembro, a 31 de janeiro será das 9 às 18 horas.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes