A Polícia Militar Ambiental de Botucatu (SP) realiza operação contra a pesca predatória. Esse trabalho é feito antes do início do Período de Piracema que começa no 1º de novembro e termina em 28 de fevereiro do ano do próximo ano. Assim, a Operação Pré-Piracema ocorre até neste final de semana.
A ação, além, de preparar o efetivo operacional para uma intensificação das atividades de fiscalização no Período do defeso da Piracema, auxilia no combate a pesca predatória nos corpos hídricos da região. Somente nos dois primeiros dias da ação, foram apreendidos: mais de 1.000 metros de rede de espera, 122 quilos de peixes nativos sem origem ou capturados irregularmente, um conjunto motor de popa e embarcação. As multas, até agora, somadas chegam a R$ 12.880,00.
A Polícia Militar Ambiental, nesta ultima semana, passou a contar com o reforço de mais duas embarcações modelo lancha, quais foram remanejadas da região de Ourinhos. Elas vão aparelhar, ainda mais, as atividades de fiscalização, que passarão a ser constantes no período do defeso da Piracema.
Alguns dos resultados do patrulhamento e fiscalização ambiental da fauna ictiológica da Polícia Militar Ambiental de Botucatu de 01 de janeiro a 30 de outubro de 2020: 105 Autos de Infração Ambiental elaborados; R$ 129.000,00 em multas arbitradas; 11.207 metros de redes de espera de emalhar apreendidas; 671 quilos de pescado apreendidos; 06 embarcações apreendidas.
“É importante o pescador amador e profissional se atentarem as normas restritivas quanto a pesca no período da Piracema, a fim de evitar autuações ambientais e responderem criminalmente pelos atos, pois além da proibição da captura de peixes nativos, existem restrições para as modalidades de pesca, métodos e locais permitidos, bem como as quantidades de peixes exóticos que é permitido a captura”, informou 1º Tenente PM André Manoel – Comandante do Pelotão de Polícia Ambiental de Botucatu.
Maiores informações e esclarecimentos podem ser obtidos junto a Polícia Militar Ambiental de Botucatu, através do telefone 14 3882-6070.