Com 57% dos votos válidos, as professoras Percília Cardoso Giaquinto e Raquel Fantin Domeniconi, da chapa “Novos Horizontes”, foram eleitas, respectivamente, as novas diretora e vice-diretora do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus Botucatu. O resultado foi divulgado por volta das 17h30 desta sexta-feira (18/10), após apuração eletrônica realizada pela Comissão Eleitoral.
As dirigentes eleitas receberam 72 votos de docentes, 62 votos de técnico-administrativos e 378 votos de discentes, totalizando 512 votos válidos. Já a chapa concorrente: “Inovação e Excelência em Movimento”, formada pelos professores Antônio Leão Castilho e Luis Antonio Justulin Junior recebeu 277 votos (42,98% dos votos válidos).
Abstenções – Do total de eleitores aptos, 1 docente, 21 técnico-administrativos e 556 discentes não votaram. Na apuração, o voto dos docentes tem peso 70%, dos técnico-administrativos 15% e dos discentes 15%.
“Gostaríamos de agradecer a confiança e os votos dos três segmentos: discentes, servidores docentes e técnico-administrativos do IBB. Juntos, iremos alcançar nossos objetivos e criar um ambiente verdadeiramente acolhedor e inspirador. Acreditamos que, ao trabalharmos juntos, podemos alcançar soluções mais eficazes e alinhadas com as necessidades e aspirações de toda a comunidade”, declaram as diretoras eleitas.
A posse das novas dirigentes acontecerá em fevereiro de 2025, quando elas assumirão oficialmente os cargos hoje ocupados pelos professores Luiz Fernando Rolim de Almeida, diretor, e Willian Fernando Zambuzzi, vice-diretor do IBB.
Sobre as novas diretoras do IBB
Percília Cardoso Giaquinto é bióloga, com Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Comportamento Animal) pela Unesp, no tema Comunicação Química em Peixes. Tem doutorado ‘sanduíche’ em Fisiologia (Eletrofisiologia do Sistema Neuro-Olfatório) nas Instituições University of Alberta e University of Manitoba, Canadá. Pós-Doutorado em Neurofisiologia da Olfação em Comportamento Alimentar e de Fuga pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP.
Pós-Doutorado em Neuroanatomia da Olfação pelo Depto de Fisiologia da Universidade da Corunã, Espanha. É livre docente em Comportamento Animal pelo IBB/Unesp. Mãe em tempo integral de Dora e Bento.
Raquel Fantin Domeniconi possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Unesp de Bauru. Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Estrutural, área de concentração Anatomia, pela Unicamp. Desenvolveu pós-doutorado (estágio de pesquisa no exterior) na University of Virginia, EUA em 2015.
É livre-docente em Anatomia Humana Unesp. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana e Biologia da Reprodução. Atua como Professora Associada no Departamento de Anatomia do IBB/Unesp, ministrando disciplinas de Anatomia Geral e Humana. É mãe do Thales e da Bruna. (Da assessoria).