24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Parceria entre CVV e Facebook vai ajudar na prevenção ao suicídio

 

Nesta terça-feira (22), o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Facebook anunciaram uma parceria para o lançamento de um bot no Messenger, que vai ajudar a obter informações e a direcionar o atendimento na prevenção ao suicídio.

Chamada de “Sala de Espera do CVV”, a tecnologia vai direcionar pessoas precisando de ajuda aos números de contato e canais de ajuda do CVV, além de tirar dúvidas de como fazer doações ou se tornar um voluntário.

O objetivo da ferramenta não é fornecer atendimento de fato, mas direcionar quem precisa para os principais modos de atendimento do CVV, como o telefone 188, sem custo de ligação, o chat no site ou e-mail.

O objetivo do CVV não é substituir terapia ou auxílio médico, mas ser um “amigo provisório”, que poderá ter um ouvido atento, durante a conversa. Somente no ano passado, o Centro recebeu mais de 3 milhões de ligações em todo o Brasil.

O Facebook já conta com ferramentas especializadas no auxílio ao suicídio. Muitas vezes as pessoas compartilham informações que indicam tendência ao suicídio ou automutilação e, nesses casos, o usuário pode escolher “denunciar a publicação”, clicando na seta no canto direito superior do post.

Aquele que fez a postagem receberá, então, uma mensagem da rede social avisando que um de seus amigos está preocupado (sem identificar quem), oferecendo algumas opções possíveis: enviar uma mensagem a um amigo, conversar com um agente do CVV pelo telefone, chat ou e-mail ou ainda receber dicas do que fazer.

Esse tipo de iniciativa é oferecido pelo Facebook há 10 anos e está desde 2016 no Brasil.

Em casos de risco iminente o Facebook inclusive aciona socorristas e envia ajuda física. 

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes