Sud Mennucci é um ponto de parada obrigatório a quem estiver de passagem pelo extremo noroeste paulista. Entre Auriflama e Ilha Solteira, pela SP-310, a cidade de 7,7 mil habitantes concentra belezas naturais, parte delas fruto dos rios que banham o local, o Tietê e São José dos Dourados.
Sud Mennucci está a 627km de São Paulo e é considerada um Município de Interesse Turístico (MIT), pertencente à união de sete cidades chamada Pantanal Paulista. As demais são Castilho, Andradina, Itapura, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Suzanápolis. Todas são muito próximas e localizadas na região onde os caudalosos rios Tietê e Paraná compõem um bioma digno de ser chamado de Pantanal.
Esses municípios ficam próximos a duas barragens hidroelétricas (Jupiá e Ilha Solteira) e formam um roteiro turístico para visitante nenhum botar defeito: são praias de rios que também favorecem a pesca esportiva, os esportes náuticos e mergulhos e, além disso, esse pedaço do Estado apresenta uma deliciosa culinária típica e lugares dignos de passeios inesquecíveis que dão riqueza à visita.
Quem é Sud Mennucci
Sud Mennucci foi um educador, geógrafo, sociólogo, jornalista e escritor nascido em Piracicaba em 1892. O município ganhou essa denominação em 1959 para homenagear o educador que, por sua vez, lutou bravamente no início do século 20 pelos direitos dos professores e pela melhoria da qualidade de ensino no Brasil.
Nunca houve vínculo entre ele e a cidade, mas o nome do educador foi sugerido por um político do Estado de São Paulo em 1948, quando ainda era distrito de Pereira Barreto.
Sud Mennucci é a cidade pioneira no Brasil por ter fornecido acesso wi-fi gratuito para toda a sua população. O Parque da Saúde, no centro da cidade, oferece espaços poliesportivos, com acessibilidade total.
Os amantes de pesca profissional e amadora podem ir à Prainha da Areinha. Lá se encontra, por exemplo, o tucunaré. Para saber mais sobre a cidade, acesse www.sudmennucci.sp.gov.br.
(com assessoria).