Nesta quinta-feira (26/8), policiais civis da DIG, junto com a Polícia Militar e Guarda Municipal, realizaram operação visando combater crimes envolvendo “golpe do PIX”.
Nessa modalidade de golpe, um suposto comprador realiza diversas compras, e como forma de pagamento escolhe PIX. Ocorre que apesar de comumente o PIX ser uma transferência imediata de dinheiro, é possível agendar esta transferência. E posteriormente pode cancelar, ou caso não há dinheiro na conta, a transferência não ocorre.
Desta maneira, uma mulher, de 22 anos, do Bairro Jd. Bons Ares, em Botucatu, realizou várias compras online, em uma loja na Rua Amando de Barros, simulando o pagamento por PIX. Por sua vez, o lojista sendo levado a erro, acabou por enviar os produtos para residência da compradora.
Quando percebeu que se tratava de um golpe, a compradora sumiu, bloqueando o comerciante do WhatsApp.
O comerciante então registrou o boletim de ocorrência narrando os fatos.
Foi solicitado mandado de busca e apreensão para a justiça, que foi deferido.
“Com isso iniciamos a operação com apoio das demais forças de segurança de Botucatu, onde foi encontrado na residência da suspeita diversos dos itens da loja vítima, ainda com etiquetas da loja e notas fiscais”, informou a Polícia Civil.
A mulher confessou os golpes e responde em liberdade. Os objetos foram apreendidos e devolvidos à vítima.