Quem tem condições financeiras mantém um plano pós pago de celular com direito a ligações e internet ilimitados todo mês. Também existem os modelos “controle”, pois com um valor fixo fica mais fácil organizar as contas. Mas pode ocorrer da pessoa optar por um plano pré-pago e ir colocando os créditos conforme necessário.
A reportagem do 14News identificou a dificuldade que as pessoas com os planos pós-pago ou controle encontram quando decidem voltar ao plano pré-pago.
Geralmente isso acontece porque o usuário não conseguiu pagar as contas fixas e resolve voltar ao modelo pré, mas ocorre que as operadoras não facilitam essa alteração porque querem ter a garantia de um valor mensal pago pelo cliente.
A reportagem identificou o problema com duas operadoras neste mês de fevereiro. O cliente tentou fazer a alteração nos canais de atendimento, mas não conseguiu. Em uma havia débitos com a empresa e na outra não.
Uma das operadoras alegou que não poderia migrar por conta dos débitos existentes, o que foi desmentido pela Fundação Procon. “Uma coisa não tem nada a ver com a outra”, respondeu o Procon ao 14News.
Na outra operadora não havia débitos em aberto, mas mesmo assim não se encontrava caminho, nem no site, aplicativo, e não se tinha a opção pela central de atendimento.
A solução achada foi recorrer à Anatel. Assim, após a abertura de reclamação as empresas entraram em contato em menos de uma semana e migraram os planos ao cliente.
Quem tiver dificuldade precisa procurar o link da agência reguladora.
É verdade que os planos mensais podem ser mais atrativos em relação ao pacote, mas vale o direito de escolha do consumidor. Hoje há planos no modelo pré-pago que também oferecem boas opções de ligações e internet.
DESTAQUES: