28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Mudança na data de prova de vida gera dúvida em aposentado

O aposentado Teófanes Martineli procurou a reportagem com dúvidas após ter sido avisado no banco de Botucatu que sua prova de vida mudou.

“O mês de meu aniversário é dezembro. Hoje fui comunicado pelo Banco do Brasil que houve uma alteração do mês para comprovante de vida, para o mês de novembro do INSS. Se essa alteração for abrangente para todos, os idosos vão sofrer com até o corte de seu pagamento Até que se faça o comprovante de vida e demora mais ou menos dois meses para regularizar”, disse Teófanes.

Resposta do INSS

A prova de vida é um procedimento feito uma vez por ano e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos.   

De maneira geral, são os bancos que estabelecem a rotina da prova de vida dos beneficiários. Dessa forma, a prova de vida geralmente é realizada no mês de aniversário do segurado, no mês de aniversário do benefício ou, ainda, quando se completa um ano da última prova de vida realizada.  

No entanto, por conta da pandemia, o INSS suspendeu, entre março de 2020 e abril de 2021, o bloqueio de benefícios pela falta da prova de vida. Com isso, beneficiários que não fizeram a prova de vida nesse período não tiveram seus pagamentos bloqueados.   

Em maio deste ano, a prova de vida voltou a ser obrigatória e o INSS estabeleceu um calendário especial para todos os segurados que não fizeram o procedimento no período citado acima. Esse calendário faz um escalonamento das datas. Neste mês de agosto, por exemplo, a prova de vida volta a ser obrigatória para todos que não fizeram o procedimento em julho e agosto de 2020. No último mês de julho, o calendário foi ampliado e se estenderá até 2022.  

Informamos ainda que o senhor Teofanes Matineli fez a última prova de vida em novembro de 2020. Ele deveria realizar o procedimento novamente em novembro deste ano. No entanto, por conta do calendário estabelecido pelo INSS, ele terá um período adicional e poderá fazer o procedimento até abril de 2022.  

Por fim, esclarecemos que, caso o beneficiário tenha o benefício bloqueado por falta de prova de vida, ele deve ir ao banco e realizar o procedimento. A liberação do pagamento é realizada em seguida. É importante que o cidadão procure o banco logo que ocorra o primeiro bloqueio.  

Seguem abaixo mais informações sobre a prova de vida, inclusive com o calendário já mencionado:  

INSS amplia calendário de Prova de Vida até 2022 — Português (Brasil) (www.gov.br)  

Tira-dúvidas sobre a prova de vida do INSS — Português (Brasil) (www.gov.br)  

Banco do Brasil

A resposta do banco à reportagem foi a seguinte: “A prova de vida dos beneficiários do INSS no BB é realizada anualmente com base na data da última prova de vida, não coincidindo necessariamente com a data de aniversário. Os beneficiários que recebem pelo BB são comunicados por SMS, tela de aviso no TAA ou pelo App BB para os clientes correntistas no prazo de 60 dias antes da nova comprovação”.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes