Desde 2015 | A informação começa aqui!

Morre o professor emérito Shoiti Kobayasi

Faleceu nessa terça-feira, 1º de abril, o professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP), Shoiti Kobayasi, aos 76 anos de idade. Docente aposentado do Departamento de Cirurgia e Ortopedia, iniciou sua trajetória em Botucatu no ano de 1968, ao integrar a 6ª turma de Medicina da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), onde viria a graduar-se médico no ano de 1973. Pela FMB/UNESP, concluiu mestrado (1978) e doutorado (1980) em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental.

Em 1997, alcançou o título de Professor Titular de Gastrocirurgia. Teve atuação destacada em temas como câncer gástrico, cólon, anastomose, cicatrização e refluxo duodeno-gástrico. Cirurgião habilidoso e dotado de técnica refinada, era uma referência para os colegas e para os profissionais em formação.

Em sua longa e expressiva carreira acadêmica, participou de diversas produções bibliográficas e orientou alunos de Aperfeiçoamento/Especialização, Mestrado e Doutorado. No campo administrativo, foi Chefe do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da FMB (1989 a 1993), vice-supervisor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB – 2001 a 2005) e vice Diretor-Presidente da Famesp (2005 a 2011).

A ética profissional, a competência, a responsabilidade social, a excelência e qualidade na prestação de serviços, a busca pelos avanços científicos e tecnológicos da profissão, além do aspecto humanitário da medicina, aspectos sempre presentes em sua atuação, o levaram a ser agraciado, em 2009, com o Prêmio Brasil de Medicina, considerado uma das maiores honrarias médicas do país.

Em 2017, já aposentado, recebeu o título de Professor Emérito pelos relevantes serviços prestados à FMB nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Era casado com a professora titular Maria Aparecida Marchesan Rodrigues (Tuca), docente do Departamento de Patologia da FMB.

Como forma de pesar, o professor titular Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza, diretor da FMB/UNESP, decretou luto oficial de três dias, no âmbito da instituição. O velório será iniciado nesta quarta-feira (02/04), a partir das 7 horas, no Velório Mazzer – Sala Vip 2 e o sepultamento está programado para as 11 horas, no Cemitério Papa Paulo VI, na cidade de Sertãozinho (SP).

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também