Desde 2015 | A informação começa aqui!

Morre o Prof. Roosevelt, reconhecido internacionalmente por estudos sobre suicídio

Morreu o Professor Roosevelt Moisés Smeke Cassorla, reconhecido internacionalmente por estudos sobre suicídio. Uma nota foi divulgada pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu”

Com profundo pesar, a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) recebe a notícia do falecimento do Professor Titular Colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roosevelt Moisés Smeke Cassorla, ocorrida nesta segunda-feira, 23 de setembro.

Figura de destaque no campo da saúde mental e da psicanálise, contribuiu significativamente para a formação de estudantes e profissionais ao longo de sua brilhante carreira acadêmica.

Cassorla era reconhecido internacionalmente por seus estudos sobre suicídio. Seus livros, “Estudos sobre suicídio: psicanálise e saúde mental” (2021) e “O psicanalista, o teatro dos sonhos, e a clínica do enactment” (2018), foram traduzidos para diversos idiomas e são amplamente estudados em círculos psicanalíticos ao redor do mundo.

Era membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, professor do Instituto de Ensino da mesma Sociedade, além de membro efetivo e didata do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas. Cassorla fez parte da Federação Brasileira de Psicanálise, da Federação Latino-Americana de Psicanálise e da International Psychoanalytical Association.

Em entrevista ao boletim da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, ao ser perguntado sobre qual o maior medo do homem, Cassorla assim respondeu: “O bom senso nos diria que o maior medo do ser humano é a morte. Penso, no entanto, que é a morte em vida. É a vida sem significado, que nos faz sentir como não existentes, redundando em tédio e vazio. Nossa sociedade nos preenche com falsas gratificações. Por isso estamos sempre com medo, um medo existencial”.

A direção da Faculdade de Medicina de Botucatu lamenta profundamente o falecimento do Professor Roosevelt Moisés Smeke Cassorla, manifesta sentimentos de solidariedade, especialmente aos seus familiares e à comunidade acadêmica da Unicamp, na superação desse difícil momento.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também