
Ildefonso Raimundo Cardozo, 65 anos, conhecido como Índio do Camelódromo, morreu nesta sexta-feira, 12 de março, de Covid-19. Ele estava internado, e segundo familiares, faleceu em decorrência das complicações da doença.
Índio era responsável pela banca de ervas desde quando o camelódromo funcionava na Praça do Bosque. Por sua atividade – que manteve por décadas – fez com que ficasse conhecido na cidade.
Mac Suara é seu nome indígena da aldeia Kadiwéu no Pantanal. Chegou a estudar aeronáutica na capital, Campo Grande, e por conta das dificuldades financeiras teve que abandonar esse sonho e começou a vender ervas medicinais com os irmãos, que deu certo, e assim foram percorrendo o País.
Ele acabou passando também por Botucatu onde conheceu sua esposa e passou a morar onde ficou por 38 anos.
Mac Suara falava três línguas indígenas. E várias vezes no ano visitava a família na tribo.

O ator Domingos Meira comentou o óbito. “Perdemos Macsuara, pessoa querida, grande artista. Tive o prazer de fazer com ele o longa “estranhas cotoveladas” do Reinaldo Volpato e a honra de dirigir ele no clipe da banda Venomous. Conhecido em Botucatu onde tinha uma banca de produtos indígenas, vai deixar muita saudade. Era indígena e idoso e já era pra estar vacinado. Maldita doença que levou tanta gente boa… meus mais profundos sentimentos à família, especialmente para Aihana Aie Cardozo“.
Em família
A filha Aihana Aie disse ao 14News contou sobre a situação. “No dia 26 levamos ele até o hospital e devido a saturação baixa ficou internado como suspeito de covid ou alguma infecção, realizaram os exames e foi comprovado covid. Ficou internado na enfermaria da Unesp mas devido a quantidade de oxigênio que estava necessitando foi transferido para a UTI (4 de março), foi aí que o quadro se agravou a doença evoluiu e atingiu o rim necessitando de hemodiálise, mas a pressão não aguentou a hemodiálise e não foi possível realizá-la”, comentou.
E falou sobre a figura de seu pai e a perda. “Ele deixou um legado que jamais será esquecido.E ele está em todo amor que fica nos corações daqueles que se lembram de vc ….”.