A reportagem do 14News tem recebido há mais de um mês um caso de postes com lâmpadas cl. defeito na Rua Delphim das Graças Cardoso, altura do número 800, no Bairro Boa Vista.
O inusitado é que uma das moradoras deixa a luz do quintal acesa para tentar iluminar um pouco a rua. Os moradores relatam que já pediram várias vezes o reparo tanto na CPFL, mas não conseguiram a melhoria. Foram até a prefeitura para tentar ajuda na demanda.
Esse é um caso de luzes do trecho que apagam e acendem. Alguns momentos está tudo e de repente fica escuro. A moradora relatou a situação às 19h50 dessa sexta-feira..
Após a divulgação desta reportagem a CPFL esteve no local (na mesma noite) e localizou as lâmpadas acesas. Isso porque o sistema está com problemas.
O caso já chegou a ser enviado pela reportagem do 14News para os órgãos responsáveis para que o local fosse melhorado, porém ainda não houve a solução.
Quando um endereço chega para a CPFL, a assessoria de imprensa, ao invés de encaminhar o caso para solução, solicita insistentemente protocolos dos leitores do site.
Recentemente, a prefeitura divulgou que iniciou um mutirão em parceria com a CPFL para mapear os lugares com luzes queimadas para realizar o reparo.
A população reclama de muita demora por parte da empresa em trocar as lâmpadas mesmo quando solicitam por protocolo. Elas dizem que ao tentarem ligar novamente, a CPFL diz que não existe registro anterior de reclamação.
A prefeitura também busca repassar para uma empresa a manutenção das lâmpadas de led – iluminação que passou a ser de sua responsabilidade – através de um chamamento público.
Saiba mais sobre o mutirão
Na terça-feira (18), o prefeito Fábio Leite firmou uma parceria com a CPFL para a manutenção e reparo da iluminação pública de Botucatu. Já nesta semana, as equipes da Secretaria de Zeladoria e Serviços e do Escritório de Projetos começarão um levantamento de luminárias queimadas e/ou com defeito em toda a Cidade.
A partir desse relatório, a CPFL iniciará a troca das lâmpadas, solucionando os problemas de iluminação pública.
Botucatu tem hoje cerca de 27 mil pontos de iluminação pública, incluindo os distritos da Cidade. As equipes percorrerão todas as ruas para que o levantamento seja detalhado e preciso.
O objetivo é que a troca de lâmpadas garanta melhor iluminação das vias e garanta a segurança da população.
Iluminação em LED
A Prefeitura de Botucatu publicou o Edital de Chamamento Público nº 01/25, a respeito do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a realização, por eventuais interessados, de estudos de viabilidade técnica-operacional, econômico-financeira e jurídica-institucional para modernização, eficientização, expansão, operação, manutenção e a telegestão em tempo real da infraestrutura da Rede Municipal de Iluminação do município de Botucatu.