Uma moradora do setor norte de Botucatu (SP) informou ao 14News nesta quarta-feira (2) que teve o seu cartão clonado por bandidos. Eles conseguiram fazer uma compra de R$ 500 usando os dados da correntista do Banco do Brasil.
A leitora do site disse que foi avisada por uma funcionária do banco, pois esse é um cartão que ela só usa para saques e movimentação, e nunca em compras, e o fato de existir esse novo uso, chamou a atenção do sistema de segurança do banco.
Assim que comentou com amigas e familiares em redes de conversa ela descobriu que essas pessoas estavam recebendo também uma enxurrada de ligações em casa.
No caso da mulher que teve o seu cartão usado em pelo menos uma transação – chama a atenção o fato dela não ter perdido o cartão – que é de débito, e ainda os estelionatários terem conseguido a senha, e ela não recebeu qualquer ligação em casa desses bandidos. Assim que descobriu o golpe já providenciou o bloqueio do mesmo.
“O mais estranho é que a compra que foi feita no dia 31/08 eu entro no extrato e não consigo visualizar esse valor que foi descontado, só a gerente. Os golpistas estão espertos”, comentou a leitora do site. “E nem de casa sai para fazer qualquer compra”, completou.
A polícia e os bancos orientam que as pessoas ao receberem ligações não passem qualquer dado da conta, nome ou senha. Em caso de dúvida procure diretamente o banco certificando-se o telefone correto da agência ou central de atendimento.
Recentemente uma pessoa que mora no centro de Botucatu desconfiou que o seu telefone tinha sido clonado e os golpistas estavam tentando pegar os dados bancários quando a moradora ligava para familiares.