Manutenção e Qualidade de Produtos – Parte III
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News
Olá amigos do site Agência14news. No texto da coluna “Ingenare” desta semana vamos continuar falando sobre a Relação entre a Manutenção e Qualidade de Produtos. Vamos lá? Boa leitura a todos!
Em se tratando de manutenção de empresas podemos verificar que ela está diretamente ligada a fatores produtivos, como a sequência da fabricação de peças, a qualidade com que essas peças ficam após fabricadas, prazo de entrega, pois com isso consigo mensura lucros e desperdícios, supostos retrabalho, dentre outros fatores impactantes a sua empresa. Cabe a nós refletirmos em um jargão popular muito usado que para a área de manutenção tem imenso valor, e valor que digo, é o valor financeiro das empresas.
A frase é: “Melhor prevenir do que remediar!”
Por isso vamos ver alguns conceitos e tipos de manutenção.
A manutenção planejada classifica-se em quatro categorias: preventiva, preditiva, TPM e Terotecnologia.
A manutenção preventiva consiste no conjunto de procedimentos e ações antecipadas que visam manter a máquina em funcionamento. A manutenção preditiva é um tipo de ação preventiva baseada no conhecimento das condições de cada um dos componentes das máquinas e equipamentos.
Esses dados são obtidos por meio de um acompanhamento do desgaste de peças vitais de conjuntos de máquinas e de equipamentos. Testes periódicos são efetuados para determinar a época adequada para substituições ou reparos de peças. Exemplos: análise de vibrações, monitoramento de mancais. A TPM (manutenção produtiva total) foi desenvolvida no Japão. É um modelo calcado no conceito “de minha máquina, cuido eu”.
A Terotecnologia é uma técnica inglesa que determina a participação de um especialista em manutenção desde a concepção do equipamento até sua instalação e primeiras horas de produção. Com a terotecnologia, obtêm-se equipamentos que facilitam a intervenção dos mantenedores.
Modernamente há empresas que aplicam o chamado retrofitting, que são reformas de equipamentos com atualização tecnológica. Por exemplo, reformar um torno mecânico convencional transformando-o em torno CNC é um caso de retrofitting.
A manutenção não planejada classifica-se em duas categorias: a corretiva e a de ocasião. A manutenção corretiva tem o objetivo de localizar e reparar defeitos em equipamentos que operam em regime de trabalho contínuo. A manutenção de ocasião consiste em fazer consertos quando a máquina se encontra parada.
Dentro do dia a dia de uma empresa e a sua gestão de trabalho, cabe a ela definir qual método utilizar, e como adotar essas estratégias a fim de que possa ter um fluxo continuo de fabricação , obtendo sucesso na parte de manutenção, conseguindo enxergar com bons olhos que a manutenção não serve apenas, para arrumar o que está quebrado, mas sim aumentar o tempo de vida útil de máquinas, e equipamentos fabris, bom funcionamento das maquinas, não ocasionando paradas em linhas de produção e consequentemente atrasando as peças a um possível cliente e garantir a qualidade e exatidão dos produtos que ali estão sendo desenvolvidos ou fabricados. Esses são alguns dos mais variados exemplos que podemos citar em uma empresa quando falamos de manutenção.
Na próxima semana eu volto com mais um texto abordando o assunto de manutenção e qualidade dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma duvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!