19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Lançamento do livro Manual de Erros em moedas

Quem nunca se deparou com uma moeda que pegou em circulação com algo estranho que diferenciasse de outras, ou mesmo viu alguma postagem mostrando um tipo de erro que impressionou. Pois bem, erros em moedas não é algo novo, já é conhecido em moedas de outras épocas e é amplamente estudado em outros países, mas ultimamente até pela quantidade de moedas cunhadas, virou “febre” entre colecionadores a sua procura.

Com isso, muitas dúvidas foram surgindo se aquele erro era real ou criado com a intenção de enganar, pensando em esclarecer algumas dessas questões, resolvi pesquisar mais, buscar informações com colecionadores, grupos de estudos e traduzindo material sobre o assunto. Recebi a ajuda de vários numismatas, alguns que se especializaram em colecionar erros e se ampliou tanto que quando percebi já tinha material de mais de 40 deles, o que possibilitou fazer uma boa amostragem.

Como o material escrito também foi aumentando, já não daria somente um artigo, então resolvi ir mais a fundo e criar um manual de erros em moedas brasileiras, onde o colecionador pudesse tirar suas dúvidas, entender como é a cunhagem, desde a fundição do metal até a cunhagem e distribuição.

Para entender cada erro ou anomalia, elas foram identificadas e catalogadas e separados de acordo com a etapa onde foram criados, inclui também outros que poderiam ser confundidos com erros.

Um diferencial foi a inclusão de mais de 200 fotos de anverso e reverso de diversos tipos de erros, onde o colecionador poderá comparar moedas brasileiras com erros de várias épocas reunidas em um único local.

Sobre o livro

O livro “Manual dos Erros em Moedas Brasileiras”, tem 150 páginas, impressos em papel couchê, como imagens coloridas e será lançado no XXIII Congresso Brasileiro de Numismática, promovido pela SNB no Hotel Jaraguá em São Paulo.

Serão impressos 300 exemplares numerados e rubricados,  a comercialização e distribuição será feita pela empresa Tenor & Pellizzari Leilões, que abraçou a ideia e está entrando no mercado editorial de livros numismáticos. O valor será de R$ 30,00

As reservas podem ser feitas tpleiloes@gmail.com ou pelo fone (11) 3362-1040, e serão enviados após o lançamento do livro.

O autor do livro é o botucatuense Edil Gomes, que já fez diversos trabalhos ligados a numismática.

(Escrito por Edil Gomes)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes