A Fazenda Lageado de Botucatu não permite mais a entrada de visitantes de carro. Quem precisa praticar algum lazer ou passeio precisa estacionar antes da portaria.
Em relação a essas regras a reportagem do 14News recebeu a seguinte resposta da administração da unidade:
“Com relação à demanda encaminhada, a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, esclarece que:
- o atual sistema de funcionamento das vias de acesso à Fazenda Experimental Lageado foi estabelecido para garantir segurança ao patrimônio público, aos estudantes, servidores e usuários externos que frequentam o espaço, a partir da disponibilidade limitada de vigilantes que integram o quadro da Faculdade atualmente;
- caso, futuramente, haja condições administrativas e orçamentárias para uma ampliação no quadro de vigilantes, a FCA poderá estudar a adoção de mudanças no sistema de acesso à Fazenda Lageado. Por enquanto, tal sistema segue em funcionamento, sem previsão de alterações;
- ressaltamos que atualmente o acesso à Fazenda Lageado nos finais de semana pode ser feito pela portaria situada à Avenida Universitária, 3780 – Altos do Paraíso.
HORÁRIOS:
Portaria Principal (Av. Universitária, 3780, Altos do Paraíso): acesso 24h de veículos autorizados e livre para pedestres das 6h às 20h diariamente.
Portaria 1 (Av. José Barbosa de Barros): Acesso permitido apenas para pedestres das 6h às 20h em dias úteis.
Portaria 2 (Rodovia Alcides Soares): Acesso de veículos autorizados e de pedestres das 6h às 20h em dias úteis.
“Visando a segurança do campus, somente será permitida a entrada de veículos autorizados. Reforçamos ainda que, durante o período noturno e aos finais de semana e feriados, o único acesso será pela Portaria Principal com identificação”, destacou a FCA.
Hoje a parte histórica dos museus do Lageado está interditada até que se viabilize a restauração. Quem quer fazer passeio pelo fazenda precisa ir a pé. Uma faixa na Av. José Barbosa de Barros também avisa que o acesso é também permitido a ciclistas.