A HP Transportes Coletivos e a Rápido Araguaia adquiriram, recentemente, 60 ônibus Caio, a diesel e elétricos, para atender à Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), unidade sistêmica composta por todas as linhas e serviços de transporte coletivo que servem Goiânia e os 18 municípios integrados.
Dos 60 ônibus, dez são da carroceria eMillennium, com o chassi Scania piso alto, 15 metros, sistema de eletrificação Eletra e baterias Weg, sendo cinco da HP Transportes Coletivos e outras cinco da Rápido Araguaia. Já as 50 unidades do Apache Vip V, de chassi Volkswagen, com 3º eixo direcional, são 25 da Rápido Araguaia e as outras 25 da HP.
O representante da Caio, Neomar Guimarães Costa, destaca a sustentabilidade na escolha dos veículos elétricos: “Estes ônibus elétricos refletem a importância que a HP e a Rápido Araguaia dão à população, uma vez que não poluem e são silenciosos. São empresas que a cada dia aperfeiçoam o transporte público goianiense”.
Sobre os ônibus elétrico
Os 10 ônibus eletrificados, são do modelo eMillennium, com lotação total para 101 passageiros, encarroçadas sobre o chassi Scania K310 IB6X2*4, piso alto, de 15 metros, com 3º eixo direcional, sistema de eletrificação Eletra e baterias Weg.
Cada unidade é equipada com elevador automático na porta central, do lado direito da carroceria; assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, garantindo total acessibilidade.
As unidades contam ainda com ar condicionado, catracas eletromecânicas com três braços, bloqueador de portas original do chassi, iluminação dos degraus em LED, preparação para seis câmeras e USB.
Todos os ônibus possuem itinerários eletrônicos em LED e sistema multiplex, que aponta para o motorista possíveis falhas no sistema elétrico do ônibus, proporcionando maior segurança.
VEJA MAIS DETALHES: