A Câmara de Botucatu realizou uma solenidade para a entrega do “Diploma Reconhecimento Comunitário aos Doadores de Sangue e Órgãos”. Aprovada em plenário e de iniciativa da Mesa Diretora, a honraria homenageia anualmente doadores e suas famílias que, com um ato de amor e solidariedade, ajudam a salvar vidas.
Em Botucatu, as doações de sangue e órgãos são feitas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da UNESP, por meio de seus serviços especializados. São eles que indicam ao legislativo os nomes de quem serão os contemplados com a honraria.
Na ocasião, além dos vereadores da presente legislatura, estiveram presentes no evento o Diretor do Hemocentro, Dr. Cláudio Lucas Miranda, o Diretor Técnico do Banco de Tecidos Oculares Humanos, Dr. Álvio Isao Shiguematsu, e o Coordenador dos Serviços de Procura de Órgãos e Tecidos, Dr. Laércio Martins Stefano. Em suas falas, os profissionais explicaram sobre cada um dos serviços e ressaltaram a importância do ato para os doadores e suas famílias.
O momento mais emocionante da cerimônia ocorreu na entrega do Diploma, tanto aos doadores de sangue e plaquetas e à instituição colaboradora, quanto às famílias de doadores de córneas e múltiplos órgãos. As duas doadoras foram especialmente lembradas e homenageadas por suas famílias e pela equipe médica presente.
Este ano, receberam o Diploma Reconhecimento Comunitário aos Doadores de Sangue e Órgãos:
O doador de plaquetas, Walmir José Deleo;
O doador de sangue, Fernando Hiroshi Minagawa;
A família da doadora de Tecido Ocular (Córneas), Elisa da Silva Marques;
A família da Doadora de Múltiplos Órgãos, Débora Regina Formigoni Ferrante;
A receptora de Tecido Ocular (Córneas), Bernadete Nogueira do Amaral Deliberali;
A instituição colaboradora, Paróquia Nossa Senhora Menina