Um grande incêndio tomou conta na noite desta terça-feira (12) de uma área em torno da linha férrea do distrito de Rubião Jr., em Botucatu.
Segundo as informações de moradores, as chamas estavam bem próximas à linha podendo causar um acidente com grandes proporções em caso de alguma locomotiva passar por ali. O terreno fica nas imediações da Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.
Carros que transitam pela rua ao lado da área em chamas também ficam em risco perto da fumaça intensa.
A moradora e assistente administrativo Surya Campos Tecchio Lopes, de 32 anos, diz que a situação se repete todos os anos e quem reside na região sofre com a fumaça. “Todo ano é a mesma coisa. A população de Rubião Jr fica intoxicada todo inverno porque além de queimar todo o mato, as linhas de trem ficam pegando fogo por dias”, reclamou.
Somente nesta terça-feira o Corpo de Bombeiros atendeu a 10 chamados de pontos de incêndio em regiões da Vila Jardim (ao lado do asilo), Recanto Azul, Califórnia e Vila Antártica.
Sobre incêndio registrado nesta semana ao lado da Ceagesp, em Rubião Jr, a ALL – América Latina Logística informou que realiza a limpeza e a roçada em sua faixa de domínio seguindo um cronograma. “É importante ressaltar que a faixa de domínio da ferrovia pode ser variável em até 15 m de cada lado da linha. A empresa esclarece ainda que mantém seguranças que realizam rondas ao longo de todo trecho ferroviário”.
A CEAGESP esclareceu que o terreno em que ocorreu o incêndio não faz parte da área do Armazém de Rubião Júnior (Botucatu). “As áreas administradas pela CEAGESP recebem manutenção rotineira com limpeza de mato e lixo, justamente para prevenir sinistros como o registrado na noite passada”.