29 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Governo do Estado lança indicador PIB+30 para monitorar economia de SP em tempo real

O Governador João Doria anunciou nesta segunda-feira (10) o lançamento do indicador PIB+30 para monitorar as tendências da economia paulista no contexto da pandemia do coronavírus. Desenvolvida pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), a ferramenta agiliza o acompanhamento de estatísticas do Produto Interno Bruto do estado de São Paulo e rastrear tendências da atividade econômica com mais rapidez e eficiência.

“Trata-se de uma ferramenta de gestão inovadora, que permite examinar as estatísticas da atividade econômica a uma velocidade muito superior às análises de PIB conhecidas até agora. Essa medida coloca São Paulo no mesmo patamar de países como EUA e França em relação a ferramentas de análise da evolução da economia”, afirmou Doria. “O PIB+30 será parte fundamental no robusto e necessário plano de recuperação econômica que estamos preparando para São Paulo.”

O novo indicador representa cerca de 97% do PIB estadual e será apresentado na forma de índices e taxas ajustadas sazonalmente. De acordo com o planejamento do Governo do Estado, o PIB+30 será publicado em conjunto com a estimativa oficial do PIB do mês anterior.

Segundo a linha de trabalho da Fundação Seade, o PIB+30 vai contemplar o cálculo do PIB do Estado e dos PIBs dos Municípios, estes em conjunto com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), além de um sistema de estatísticas conjunturais composto pelo PIB trimestral (Estado de SP e Regiões) e PIB mensal (Estado de SP).

O objetivo do Governo de São Paulo é revisar as melhores práticas internacionais e dar início ao uso de uma família de indicadores baseada nas chamadas “flash estimates”, que são estimativas instantâneas ou em tempo real. Para o Secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo, Henrique Meirelles, o PIB+30 será decisivo para delinear a retomada econômica em todo o estado a partir de 2021.

“A ideia é exatamente diminuir o período entre a base de ocorrência de crescimento ou queda do PIB e a data de publicação, diminuindo a defasagem em cerca de um mês. Isso nos permite acompanhar com maior precisão essa evolução e identificar rapidamente mudanças de atividade econômica no estado”, afirmou Meirelles.

Metodologia

A metodologia do PIB+30 tem como referência o mês anterior e incorpora dados de alta e altíssima frequência com para rastrear rapidamente as mudanças da atividade econômica.

A aplicação convergente de fontes usadas nos painéis do PIB Mensal e do PIB+30 fortalece a utilização do novo indicador para antever o comportamento do PIB paulista. A medida facilita a verificação de setores com melhor desempenho e a definição de políticas públicas de fomento econômico e investimentos do Governo do Estado.

Resultados de junho

De acordo com a Fundação Seade, o PIB+30 de junho na comparação com maio, na série ajustada sazonalmente, avançou 6,8%, segundo resultado positivo consecutivo para esta base de comparação. No acumulado de 12 meses, o PIB+30 em junho avançou 0,7%. Na comparação a junho de 2019, houve evolução de 1,8%.

Em relação ao resultado trimestral, o PIB+30 registrou retração de 5,4% no segundo trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019. Já no primeiro semestre deste ano, houve retração de 1,3% em relação aos verificado nos seis primeiros meses do ano passado.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes