A pandemia do coronavírus (Covid-19) está sendo aproveitada por pessoas mal-intencionadas que se utilizam de golpes e fraudes para roubar dados pessoais, entre outros fins que colocam em risco os consumidores.
Veja este exemplo, que usa a Anatel como isca:
Este outro usa as operadoras de serviços de telecomunicações:
A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) alerta que não envia links por WhatsApp ou por SMS, nem faz promoções ou dá prêmios.
Muita atenção:
· Não abra links desconhecidos
· Nunca forneça suas informações pessoais em sites e aplicativos que não reconheça
· Desconfie de e-mails de desconhecidos e com assuntos apelativos ou alarmantes (Fulano morreu; Veja as fotos proibidas de Sicrana; Como ganhar um milhão sem sair da cama; Sua caixa de correio está lotada)
· Cuide (muito) bem das suas senhas
· Mantenha atualizados seu sistema, antivírus e firewall
· Aceite que todos nós somos vulneráveis e desconfie até da sombra virtual
Caso suspeite de tentativa de golpes ou fraudes, o consumidor pode se informar no site da Anatel (www.anatel.gov.br). Se for lesado ou se sentir ameaçado, deve registrar ocorrência policial.