Coworking é um espaço de trabalho que não só enxuga os custos do empreendedor, mas também permite troca de experiência, ajuda mútua e até o consumo entre as pessoas que trabalham lado a lado.
Essa é a ideia do espaço compartilhado: em um mesmo ambiente, quem aluga um tempo nesse tipo de escritório aumenta o contato com diferentes tipos de negócios (networking), troca de ideias e ainda amplia o consumo, pois dá-se preferência a quem é do seu convívio.
A apresentação desse modelo de negócio foi feito nesta quinta-feira (13) por Adriana Souza, durante reunião online do GEB – Grupo de Empreendedores de Botucatu, e proprietária da Fullworking de Botucatu, que funciona na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e Cardoso de Almeida, no centro.
Ela mostrou que a pessoa que opta por esse tipo de sala compartilhada tem acesso a secretária, telefone, internet, sem ter que se preocupar com limpeza, seguro, faxina, energia, água, e demais custos.
Alguns usam esse espaço para evitar atender clientes em casa e também para realizar reuniões, pois há estrutura com projetor, caixa de som, microfone e ar condicionado. Existem também 4 salas privativas.
Até o ano de 2018, são 1.194 espaços do mesmo modelo conhecidos no País, com R$ 127 milhões movimentados e 88 mil estações de trabalho, gerando 7 milhões de empregos diretos. Pequenas empresas com até 3 pessoas são maioria do púbico dos coworkings. Estima-se que 200 mil passem por esses espaços mensalmente.
Adriana fez um desafio para as pessoas colocarem na ponta do lápis os custos em seus escritórios, que no coworking é muito menor – sem qualquer proximidade de valores.
“A única preocupação será com o seu negócio. No coworking cria-se uma rede, e um acaba consumindo do outro, sem contar com a troca profissional. Um ajuda o outro”, destacou.
O espaço compartilhado de trabalho ainda fica em um local centralizado o que gera boa referência ao cliente.
Alguns integrantes do GEB fizeram perguntas e outros contaram da experiência em atuar nesse tipo de trabalho em grupo.
Sobre o GEB
É um Grupo de Business Networking na cidade de Botucatu que reúne mais de 60 empreendedores de diferentes segmentos do comércio e da prestação de serviços. Foi fundado em 13 de janeiro de 2017.
As reuniões acontecem todas às quintas-feiras, agora online, para realizar negócios e estreitar parcerias entre pessoas com mindset empreendedor e que estão dispostas a pensar e ter atitudes semanais fora da caixa para aumentar a atratividade da cidade e consequentemente melhorar o giro financeiro individual. Saiba mais.