Na manhã de hoje (09), a Equipe GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda Civil Municipal de Botucatu realizou o salvamento de um cachorro-do-mato ferido. O animal estava em área rural no setor norte da cidade. O cachorro-do-mato foi encaminhado ao CEMPAS – Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens, para o atendimento veterinário.
Cachorro do Mato – Cedocyon thous – Os cachorros-do-mato são onívoros e oportunistas. Alimentam-se de frutos, insetos, crustáceos, pequenos mamíferos, aves, répteis, anfíbios e ovos de diversas espécies; podem atuar como dispersores de sementes, tanto de frutas nativas como cultivadas, e alimentar-se de carcaças de animais domésticos, e de espécie silvestres, como o tambuá bandeira e o gato mourisco.
São monogâmicos, vivendo em casais ou grupos familiares estendidos, embora as populações pareçam estáveis, há ameaças à espécie, como retaliação/prevenção à predação de animais domésticos (a espécie é frequentemente vítima de envenenamento e tiros), confrontos com cachorros domésticos e doenças, como sarna sarcóptica e outras enfermidades adquiridas de animais domésticos, como cinomose, parvovirose e raiva por exemplo.