Desde 2015 | A informação começa aqui!

GCM de Várzea Paulista usará aplicativo de socorro às mulheres vítimas de violência criado em Botucatu

-Reunião de planejamento na cidade de Várzea Grande Paulista

A Guarda Municipal de Várzea Paulista e o prefeito professor Rodolfo Braga lançaram na tarde dessa terça-feira (16) o aplicativo “Está Acontecendo”, trata-se de um app inovador que visa aprimorar o socorro às vítimas de violência de gênero e que foi criado por voluntários botucatuenses.

Os criadores foram: Adriano Rocha, Bruno Sonoda, Fernando Moura e Paulo Wickler. “Nosso objetivo é ser uma ferramenta a mais no combate à violência doméstica, se pudermos aumentar a sensação de segurança de uma vítima e ajudá-la a solicitar ajuda de forma discreta e rápida teremos chegado ao objetivo do aplicativo”, disse Fernando Moura ao 14News.

Essa parceria foi firmada gratuitamente. Sem custos diretos aos cofres públicos de Várzea Paulista. “Hoje estamos, além de Várzea, em São Manuel-SP e em conversa com mais 3 municípios”, diz Moura.

Pioneiro nas cidades que compõe a Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), a ferramenta, segundo o prefeito, é nada mais nada menos que a aplicação da tecnologia em prol da segurança pública municipal.

“A Guarda de nossa cidade trabalha intensamente no combate à violência, principalmente a violência contra a mulher e foi com esse intuito que o aplicativo foi lançado. Trata-se de um dispositivo inovador e poderoso que auxiliará as nossas ações no cumprimento à lei Maria da Penha (Lei n. 11.340). Nossa GM detém uma equipe altamente preparada, capacitada e especializada no atendimento às demandas originadas pelo novo dispositivo, ou seja, a nossa corporação “abraça” a tecnologia e dá um salto importante no combate à violência, ao abuso contra a mulher, as crianças e aos idosos. O aplicativo, único em toda AUJ, é uma conquista para toda população”.

De acordo com a GM Aretusa Azevedo, responsável pelos projetos da instituição, o canal de atendimento (app) é gratuito e está disponível, por enquanto, apenas para plataforma Android. “Com o lançamento do “Está Acontecendo” ganhamos um canal de atendimento eficaz e ágil que trará um resultado prático surpreende. O canal é de fácil manuseio, bem didático e está no ar a partir de hoje (16). Toda população pode ter acesso ao app por meio do Play Store, do celular Android. Temos uma equipe pronta e preparada para realizar os atendimentos originados pelo dispositivo. Estamos felizes e orgulhosos com essa conquista”.

Por fim, o Comandante da Guarda Municipal de Várzea Paulista, Dejair Pellini, fala sobre a iniciativa inovadora e seus desdobramentos. “Nosso objetivo com o aplicativo é chegar de forma mais eficiente às escolas municipais, ao CREAS, e demais órgãos de assistência social. A tecnologia diminui distâncias e acelera os processos, por isso, o lançamento de mais essa ferramenta traz vigor e solidez no combate e socorro às vítimas de violência”.

Como funciona:

1. Baixe gratuitamente o aplicativo “Está Acontecendo” no Play Store (Android).

2. Ao entrar no app a vítima encontrará três opções de alerta: “Preciso de Ajuda”, “Me sinto Ameaçada”, “Estou sendo Assediada”.

3. Ao escolher uma das opções, uma mensagem é emitida diretamente a um contato de confiança de sua escolha, juntamente com a sua localização.

4. Após o envio da mensagem e a mesma chegar ao seu destino, o receptor da mensagem deverá entrar diretamente em contato com a GM ou demais autoridades de segurança.

Saiba baixo mais sobre o APP.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também