25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Fechamento de escolas estaduais é adiado

O governo estadual de São Paulo decidiu suspender o fechamento de escolas em 2016 em troca da desocupação que deverá ser feita por alunos em várias unidades tomadas no Estado.

A decisão foi ente o governo e representantes de pais, alunos e professoras na tarde desta quinta-feira (19).

Em Botucatu, a escola que seria fechada é a Armando Sales Oliveira, no Jardim Peabiru.

Na época do anúncio do fechamento, a Secretaria Estadual da Educação divulgou a lista de escolas que seriam fechadas ou seriam usadas para outras atividades em Botucatu e também no Estado.

Segundo a lista, a Escola Municipal José Álvaro de Souza que funciona ao lado da Escola Estadual Armando Salles de Oliveira, com a mudança tomaria conta de todo o espaço e o local deveria ser usado para a educação municipal. O prédio também poderia ser utilizado para outras atividades da prefeitura ou pelo Centro Paula Souza.

Os alunos da escola Armando Sales seriam remanejados para as escolas José Pedretti Neto ou EECA – Escola Estadual Cardoso de Almeida, segundo informou a diretoria de ensino.

Na escola municipal seriam fechadas 14 salas com 35 alunos cada, totalizando 490 estudantes.

Veja a lista.

Também existia a lista das escolas que podem ser transformadas em  UF – Único dos Anos Finais. Em Botucatu isso deveria ocorrer com a escola Américo Virgínio dos Santos, no bairro Cecap.

Segundo a mudança, a proposta ainda era que a Escola Cardoso de Almeida (EECA) ficasse apenas com o ensino médio – do primeiro ao terceiro ano do antigo colegial.

Veja a segunda lista.

A Secretaria Estadual de Educação informou na época que o estudo envolveu a reorganização de sua rede de escolas e, com o trabalho realizado junto às 91 diretorias de ensino, divulgou a lista de escolas que serão transformadas em novo aparelho educacional.

O anúncio na oportunidade foi esse: “A reorganização da rede criou 754 escolas de ciclo único, focadas em uma única faixa etária. Assim, 2.197 escolas em todo o Estado (43% do total) passarão a funcionar neste modelo, a partir de 2016. Serão abertas 2.956 classes, hoje ociosas, e haverá uma diminuição de 18% de escolas de dois segmentos, passando de 3.209 para 2.635″, informa o Estado.

Também alegava a secretaria que segundo o resultado do Idesp (2014), as escolas de segmento Único dos Anos Iniciais tiveram um rendimento 14,8% superior às demais; as escolas de segmento Único dos Anos Finais, 15,2%; e as escolas de segmento Único do Ensino Médio, 28,4% superior.

“O estudo da Pasta foi discutido regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíram o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 311 mil alunos serão transferidos pela reorganização das escolas e 1,4 milhão diretamente impactados”, informa no mês passado antes de reavaliar a decisão.

Acesso para os pais

No anúncio de outubro a assessoria do Estado também divulgou: “A próxima etapa envolverá diretamente os pais, alunos e a comunidade escolar. Nesta quinta-feira (29) a página para a consulta de todas as escolas que atenderão à reorganização será disponibilizada aqui e poderá ser consultada por pais e alunos.

Também é importante ressaltar que a Secretaria da Educação prepara o  chamado “Dia E” da Educação, que acontecerá em 14 de novembro, em todas as escolas do Estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos.

A Pasta também tem atuado em uma campanha de atualização de dados dos alunos. No site www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos, a fim de aprimorar a comunicação com as famílias paulistas e melhor informa-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais”, informou o Estado em nota. (Agência14News com assessoria).

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes