Entre os dias 21 e 30 de dezembro, as Farmácias de Medicamentos Especializados do Estado de SP, conhecidas popularmente como “farmácias de alto custo”, funcionarão com dinâmica diferenciada para realização do inventário anual de 2020.
A medida é crucial para conferência e atualização dos estoques abastecimento das unidades, planejamento da demanda e garantia da assistência aos pacientes. Cada serviço foi orientado a realizar agendamentos de retorno dos pacientes considerando estes cronogramas.
Na Capital, as farmácias Várzea do Carmo e Vila Mariana estarão fechadas nos dias 21 e 22; a do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Geral do Bourroul, no centro, faz seu inventário no dia 28. A Maria Zélia programou a atividade para os dias 29 e 30, e a de Heliópolis apenas no dia 30. A farmácia do Instituto de Infectologia Emílio Ribas fará o trabalho sem alteração em seu horário de funcionamento e a do CRT (Centro de Referência e Treinamento) DST/Aids programou para janeiro (a data será informada posteriormente e paciente serão orientados).
Ainda na Grande São Paulo, o mesmo ocorre nos dias 22 e 23 n farmácia de Mogi das Cruzes, e em 28 e 29 na de Guarulhos, ambas localizadas no Alto Tietê. Já no Grande ABC, a unidade localizada no Poupatempo de São Bernardo do Campo fará o inventário no dia 23, e as unidades de Santo André e São Caetano do Sul nos dias 28,29 e 30. Na Rota dos Bandeirantes, a farmácia de Franco da Rocha realiza este procedimento no dia 28.
No litoral, a farmácia do DRS (Departamento Regional de Saúde) da Baixada Santista, localizada em Santos, tem inventário programado para o dia 30. Em Registro, a programação ocorre nos dias 21 e 22.
No interior de São Paulo, as farmácias de Bauru e Botucatu fecham excepcionalmente no dia 22. Em Marília, a farmácia de alto custo da região estará fechada entre os dias 21 e 23, e depois de 28 a 30.
Na região de Campinas, a farmácia da Rua General Setembrino fecha no dia 28, e na Unicamp o expediente segue normalmente, mesmo com o inventário. Entre os dias 28 e 30 estarão fechadas as farmácias de Piracicaba e de São João da Boa Vista.
No Vale do Paraíba, a farmácia de Taubaté também faz seu inventário nos dias 28 e 29. A de São José dos Campos não terá mudanças no funcionamento.
Na região de São José do Rio Preto, a farmácia do Hospital João Paulo II faz a atividade no dia 23, e nessa mesma data a farmácia de Votuporanga encerra o atendimento às 12h para conferir o estoque no período da tarde. No dia 29, a programação ocorre na farmácia do Hospital de Base de Rio Preto.
Em Ribeirão Preto, a farmácia fecha nos dias 28 e 29, assim como a de Franca. A unidade de Barretos não terá expediente nos dias 23 e 24, assim como entre 28 e 31. Já Araraquara realizará o inventário em janeiro (divulgação futura com orientação aos pacientes).
Em Presidente Prudente, o inventário ocorre no dia 21 e, nos dias 28 e 29 é a vez da farmácia de Araçatuba.