-Entrevista com o presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto: digitalização visa atender as necessidades do usuário.

Com a transformação digital em seus serviços, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) impulsionou o número de atendimentos aos cidadãos. Somente nos dois primeiros meses de 2021 foram mais de 2,5 milhões de atendimentos referentes a serviços do departamento de trânsito nos canais digitais e nos postos do Poupatempo.  

Em entrevista, o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto, ressalta que a digitalização dos serviços visa atender as necessidades do usuário, que a cada dia está mais conectado e quer resolver o que for possível de forma digital.  


“Nosso objetivo é auxiliar aqueles que buscam por praticidade e comodidade de forma simples e rápida. A transformação digital que foi realizada é uma verdadeira revolução e um marco importante. Continuamos trabalhando nesse projeto e a oferta de serviços só tende a crescer. Agregar tecnologia e inovação no atendimento ao cidadão é fundamental, sobretudo, neste período pandêmico que estamos atravessando.”, afirma Neto 

Entre as pendências que podem ser solucionadas pela internet tanto pelos portais e apps do Detran.SP e Poupatempo estão: pesquisa de débitos e restrições de veículo (proprietário e terceiro), consulta de pontuação da CNH, licenciamento de veículo (CRLV), indicação de condutor, adição e mudança de categoria da CNH, substituição da permissão de dirigir, comunicação de venda, consulta de débitos e multas, entre outros. No canal do Detran Digital (www.detrandigital.sp.gov.br), vídeos tutoriais ensinam e esclarecem dúvidas sobre os serviços online. 

Segue abaixo entrevista com Neto Mascellani sobre a revolução digital do Detran.SP. São 13 respostas em áudio e vídeo com esclarecimentos a respeito das funcionalidades do Detran Digital e os benefícios para o cidadão. 

1) O que é o DetranDigital? 


2) Os serviços mais procurados do Detran.SP estão no DetranDigital? 


3) Quais são os serviços mais procurados no DetranDigital? 


4) O que o DetranDigital proporciona ao Cidadão? 


5) Todas as regiões do Estado de São Paulo podem utilizar o DetranDigital? 


6) Agendamento de exames médicos e psicotécnicos no DetranDigital. 


7) Quais os benefícios do DetranDigital para a fiscalização dos serviços do DetranSP? 


8) O DetranDigital é acessível ao cidadão com pouca habilidade em tecnologia? 


9) Acessibilidade no DetranDigital. 


10) DetranDigital gera autonomia ao cidadão com a digitalização. 


11) Qual a porcentagem de serviços do DetranSP são atendidos pelo DetranDigital? 


 12) Quais economias os serviços do DetranDigital geram ao cidadão? 


13) Considerações finais sobre o DetranDigital.