24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

É proibido votar com a camiseta do candidato; veja as regras

O eleitor deve tomar cuidado para evitar poblemas na hora da votação. Uma das proibições é o uso do celular para fazer a famosa “selfie” ao lado da urna.O uso do aparelho celular dentro da seção eleitoral está proibida. Antes de sair de casa o eleitor também deve se lembrar que não pode usar a camiseta do candidato. Isso pode configurar uma campanha no dia da eleição, o que é proibido. 

O uso do adesivo ou broche geralmente colados no peito são permitidos, segundo o chefe do cartório eleitoral de Botucatu, Igor Ignácio. 

O representante do cartório ainda fez algumas orientações quanto a santinhos e propaganda. “Em Eleições passadas alguns arriscaram e pagaram caro, a partir das 22h do dia de hoje (sábado), é crime, puníveis com detenção, de seis meses a um ano e multa no valor de R$5.320,50 (cinco mil, trezentos e vinte reais e cinquenta centavos) a R$15.961,50 (quinze mil, novecentos e sessenta e um reais e cinquenta centavos):

I – o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;
II – a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna;
III – a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

Segundo ele, “as circunstâncias relativas ao derrame de material impresso de propaganda no dia da eleição ou na véspera serão apuradas para efeito do estabelecimento da culpabilidade dos envolvidos diante do crime, através das câmeras de vigilância presentes nas escolas e comércios. Caso não queiram virar notícia policial amanhã (domingo), dia da Eleição, guardem as sobras de campanha e entreguem no reciclável na segunda-feira”, disse Ignácio.

Segundo a reportagem do Agência14News apurou no começo da manhã de domingo (02) havia santinhos de alguns candidatos espalhados pelas ruas.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes