25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia fala sobre os Tipos de Chave – Parte II

Olá amigo do site Agência14news. No texto da coluna “Ingenare” desta semana vamos falar sobre Tipos de chaves – Parte II.

Vamos lá? Boa leitura a todos!

Os tipos de chaves utilizadas na mecânica – Parte  II
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Para complementar o artigo anterior que falamos sobre alguns modelos de chaves em geral e suas aplicações, hoje veremos outros modelos que a princípio podem ser estranhos, mas  são de suma importância para a realização do trabalho com agilidade e eficiência, em várias operações do dia a dia de um mecânico, um Torneiro ou um Mecânico de Manutenção

Então vamos aos outros modelos:

Chaves de bater

Há dois tipos de chaves de bater: a chave fixa de bater e a chave estrela de bater.

As chaves fixas de bater e estrela de bater são ferramentas indicadas para trabalhos pesados. Possuem em uma de suas extremidades reforço para receber impactos de martelos ou marretas, conforme seu tamanho.

 

Chave soquete

Dentro da linha de ferramentas mecânicas, este tipo é o mais amplo e versátil, em virtude da gama de acessórios oferecidos, que tornam a ferramenta prática. Os soquetes podem apresentar o perfil sextavado ou estriado e adaptam-se facilmente em catracas, manivelas, juntas universais etc., pertencentes à categoria de acessórios.

Dentro da categoria de soquetes, há os de impacto que possuem boca sextavada, oitavada, quadrada e tangencial, com ou sem ímã embutido. Esses soquetes são utilizados em parafusadeiras, em chaves de impacto elétricas ou pneumáticas, pois apresentam paredes reforçadas. Os soquetes de impacto apresentam concentricidade perfeita, o que reduz ao mínimo as vibrações provocadas pela alta rotação das máquinas onde são acoplados.

Os soquetes comuns não devem ser utilizados em máquinas elétricas ou pneumáticas, pois não resistem às altas velocidades e aos esforços tangenciais provocados pelas máquinas em rotação. A chave soquete, pela sua versatilidade, permite alcançar parafusos e porcas em locais onde outros tipos de chaves não chegam.

Chave de fenda com sextavado

É uma ferramenta utilizada em mecânica para apertar e soltar parafusos grandes quando se exige o emprego de muita força. Com o sextavado na haste, o operador pode, usando uma chave de boca fixa, aumentar o torque da ferramenta sem precisar de maior esforço. Esse modelo também é encontrado com a fenda cruzada (modelo Phillips).

Esses modelos que apresentamos hoje são os de usos mais comuns do nosso cotidiano, certamente há vários outros tipos de chaves não só no Brasil como no mundo, cada uma com a sua particularidade.

De modo geral, elas foram algumas das primeiras formas de ferramentas a se modificarem dentro das empresas. Com a aplicação de sistemas como o de hidráulica ou pneumática o uso das chaves ficou muito mais simples e alcançando um alto índice de agilidade dentro das empresas que requerem de suas aplicações.
    
Na próxima semana eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa, sala de aula ou em um bom bate papo. Tem alguma duvida ou sugestão? Nosso canal de troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

 

 

 

 

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes