16 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia fala sobre comportamento diário

Olá amigos do Agência14News. No texto da coluna “Ingienare” vamos falar sobre o comportamento pessoal dentro da área de trabalho, um tema muito importante nos dias atuais em uma empresa. Vamos lá? Boa leitura a todos!
Como nos comportamos dentro de um ambiente de trabalho?
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Por ter alguns anos em vivencia de chão de fábrica, hoje consigo traçar um pequeno paralelo entre alguns ambientes de trabalho em geral, analisando o comportamento de todos independente de cargos e salários!

Em geral, as empresas empregam vários tipos de pessoas para ocuparem seus devidos postos de trabalho. Com isso nos deparamos com personalidades diferentes, personagens do nosso cotidiano. Passamos mais tempo com eles do que com as nossas próprias famílias, e assim, criamos um ciclo de amizade que levamos por vários e vários anos.

Mas há de se considerar que ainda dentro desse mesmo ambiente de trabalho não conhecemos todos muito bem. Muitas vezes nos surpreendemos com cenas um tanto quanto inusitadas, pois não esperávamos que aquele profissional exemplar pudesse reagir daquela forma a uma indagação, ou até mesmo a uma opinião alheia (importante ou não). Brincadeiras do dia a dia podem também provocar reações surpreendentes!

Algumas vezes também nos surpreendemos positivamente com as mesmas pessoas, pois vemos que além do lado profissional, existe o seu lado humano, querendo sempre ajudar o próximo e buscando essa integração com todos dentro de um local de trabalho. E é essa integração que proporciona uma boa relação com todos a nossa volta, oferecendo “conforto” e transformando aquele espaço de trabalho em um ambiente agradável. Afinal, nada melhor que estar bem dentro de uma rotina que tende a ser carregada pelas obrigações e pressões naturais em um turno de trabalho.

Uma dica: sempre que puder ajudar ou aconselhar alguém ao seu redor, estenda a mão a esse colega. Uma boa conversa e ajuda com simples gestos fazem a diferença. Às vezes uma dúvida dentro do próprio setor em relação ao seu tipo de função ou operação que realiza podem ser facilmente esclarecidas. Se você tem mais experiência e conhecimento, não custa ajudar. Seja a solução, e não um criador de problemas. Mais que isso, uma pessoa confiável para que possa ajudar em momentos difíceis. Aceite as opiniões das pessoas, boas ou não, elas podem ajudar muito, pois qualquer funcionário ao nosso redor pode saber mais do que nós, basta garimparmos essas informações que geralmente estão espalhadas aos montes no chão de fábrica. Os profissionais que ali trabalham são ótimas fontes de informação, então tenha a humildade de escutar e filtrar as informações passadas, e se não for dessa forma que é para ser feito, se nesse bate papo ver que há um erro, corrija! Sem repreensão, mas mostre que entre os caminhos das pedras sempre há um atalho.

Não guarde as informações para você, às vezes do seu lado tem alguém que sem querer pode estar prejudicando o seu trabalho sem saber. Não deixe a bomba estourar acreditando que a responsabilidade é sempre do outro. Seja um profissional de exemplo, estenda a mão, ajude, pense que além de ajudar o próximo, com esse comportamento, você ajuda a empresa em um todo, e claro, a construir uma sociedade melhor!

Reflita consigo mesmo: você está fazendo a lição de casa? Aprenda observando como seu comportamento pode influenciar na vida de algum funcionário. Você pode não sentir ou até ver de imediato, mas com certeza alguém sempre estará te observando e filtrando as suas boas ações do dia a dia, seus comportamentos, jeitos e atitudes.

Por isso as boas relações dentro de seu emprego são muito importantes, o ciclo de amizade criada faz a diferença, desejar um bom dia…um aperto de mão é uma atitude fantástica. Esse gesto basta para transformar para melhor do dia de um colaborador, independente do cargo ocupado.

Na próxima semana eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa. Tem alguma sugestão ou dúvida? Nosso canal para trocar informações é o e-mail dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes