28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia e a relação Homem-Máquina

Olá amigos do Agência14News. No texto da coluna “Ingienare” desta semana vamos falar sobre a Relação Homem-Máquina. Vamos lá? Boa leitura a todos!

Relação Homem-Máquina Ergonomia
Diego Pelícia
Especial para o Agência14News

Desde os primórdios dos tempos, o homem, de varias maneiras tentou simplificar algum tipo de serviço ou de trabalho inventando ferramentas ou máquinas para ganhar mais tempo em seu dia a dia.

Se pararmos para pensar, perceberemos que nos tempos das cavernas o homem primitivo já usava ossos, dentes, pedras e madeiras para criar ferramentas de caça, auxiliando assim a forma de abater uma presa para a sua sobrevivência. E como o mundo não para, as coisas precisam evoluir.

Ao voltarmos para a indústria, veremos que as máquinas a vapor criadas no século XVI, foram uma revolução bombástica para todos. No século XVIII e XIX a Revolução Industrial veio com tudo e com isso as evoluções constantes foram acontecendo. No século XX, os irmãos Toyoda (precursores da Toyota) começaram a automatizar as suas máquinas e com isso, visando o século XXI, veio o surgimento de comandos via computador cada vez mais evoluídos.

Um Sistema Homem-Máquina é uma combinação operativa entre o homem e máquina(s), que se complementam para executar uma determinada função, partindo de estímulos de entrada nas condições de um dado ambiente. Portanto, na operação de uma máquina, o homem recebe informações desta (estímulos de entrada), processa-as e transforma-as em ações de comando. Desta forma, Homem e Máquina complementam-se formando um todo ao qual denominamos Sistema Homem-Máquina.

O organismo humano funciona captando estímulos externos (informações) através de suas funções receptoras, das quais as principais são a visão e a audição, e outras como olfato, tato, paladar e sentidos cinestésicos. Estes estímulos são convertidos em impulsos elétricos e transferidos, através das células nervosas (neurônios), até o sistema nervoso central (medula espinhal e cérebro), onde são processados, emitindo ordens para os mecanismos de ação (geralmente os membros), os quais agem sobre um determinado controle (alavancas, pedais, botões, etc.).

Quando a ação é acompanhada pela função receptora, a mesma pode ser continuamente corrigida através de uma realimentação das informações (mecanismos de feedback).

O desempenho do Sistema Homem-Máquina é função dos seguintes fatores:

– características do operador: antropométricas, fisiológicas, biomecânicas, psicológicas, idade, sexo, treinamento, etc.;
– características ambientais: luz, calor, umidade, ruído, vibrações, etc.
– características da máquina: visibilidade dos controles e área de trabalho, características dos lugares de assentamento; posição, forma e identificação dos comandos; características das superfícies de trabalho, etc.

Comparativamente, o Homem possui, em relação à Máquina, características que o tornam superior para a execução de certas funções e vice-versa.

Na próxima quinta-feira eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa. Tem alguma sugestão ou dúvida? Nosso canal para troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes