28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Diego Pelícia: coluna “Ingienare” é lançada

Olá amigos do Agência14News. Nesse meu primeiro texto da coluna “Ingienare” vou abordar o que é PPCP e para que serve dentro de uma empresa. Vamos lá? Boa leitura a todos!

Para ter uma empresa de sucesso é essencial planejar, programar e controlar o que se produz. O mercado tem sido cada vez mais exigente e as empresas que não estão dispostas a cumprir essas três etapas de produção terão muito mais dificuldade de levar o negócio para frente. Uma boa gestão é fundamental para que a empresa cresça e seja referência no que produz. Para isso existe o setor de PPCP (Programação, Planejamento e Controle da Produção).

Atualmente, o setor de PPCP é tido como um fator estratégico nos negócios das empresas, focalizando o volume de recursos, sobretudo, financeiros. A função desta atividade que agrega com todos os departamentos, tem como objetivo de eficiência a obtenção dos materiais certos (peças, matéria-prima, etc), das quantidades corretas, das entregas em tempo certo e dos preços mais vantajosos. Relativamente aos produtos ou serviços finais são necessários gastos nas compras de componentes para a produção dos mesmos.

Dentro desse contexto um bom profissional de PPCP deve ter habilidades, como gerir informações de produção. É necessário também que as pessoas que trabalham nesta área estejam muito bem informadas e atualizadas, além de terem habilidades interpessoais, tais como poder de negociação, facilidade de trabalhar em equipe, boa comunicação e capacidade de gestão de conflitos. E ainda esse profissional de extrema capacidade deve contribuir para os planos a longo prazo, como parceiro em igualdade de condições e possuir uma forte base financeira e tecnológica.

Hoje em dia cursos são oferecidos para a capacitação a curto prazo, formando profissionais cada vez mais capacitados e aptos a desenvolver as atividades de um setor de planejamento. O profissional da área também deve possuir habilidades com computadores, pacote Office, principalmente em Excel, Word e sistemas de dados de informações como o SAP e TOTUS (sistemas de bancos de dados com informações pertinentes a empresa envolvendo todos os recursos fabris, como parte de estruturas de peças de um veículo ou algum produto, recursos financeiros, informações de lançamentos de ordens de produção, dentre outros).

Concluindo, percebe-se que a área de PPCP passou a utilizar novas tecnologias e estratégias de compras mais vantajosas para a integração entre clientes e fornecedores e melhorar a qualidade de serviços e/ou produtos. Estas atitudes resultam uma significativa contribuição para o alcance dos objetivos estratégicos e das metas das organizações. Uma gestão de compras eficiente pode trazer maior agilidade nas operações efetuadas pelas organizações e a qualidade crescente das aquisições, o que para a empresa é um diferencial altamente competitivo e positivo.

Na próxima quinta-feira eu volto com mais um texto de tudo o que acontece dentro de uma empresa. Tem alguma sugestão ou dúvida? Nosso canal para troca de informações é o dpelicia@gmail.com. Ótima semana a todos!

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes