29 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Detentos transformam uniformes que seriam descartados em roupas de inverno para doação

Uma parceria entre a concessionária ViaRondon e a Penitenciária I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí ajudará a aquecer o inverno de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Isso porque os uniformes dos colaboradores da empresa, que seriam descartados após o tempo de uso, estão sendo entregues para a unidade prisional, onde passam por adaptação feita por reeducandos com experiência na área de costura. As peças, geralmente blusas e calças, serão doadas para instituições que darão a destinação final às vestimentas.

A iniciativa busca contribuir para o bem-estar social das comunidades de municípios ao entorno da rodovia Marechal Rondon (SP-300), trecho que abrange de Bauru até Castilho, num total de mais de 416 quilômetros – incluindo as rodovias de acesso. A primeira doação, de 260 peças, entre jaquetas, calças, toucas e camisas, será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Pirajuí. A entrega ocorrerá nesta sexta-feira (22). 

“Os uniformes usados por colaboradores da ViaRondon ganham um papel nobre depois do seu tempo de uso, por meio dessa parceria entre a concessionária e a penitenciária”, ressalta o diretor-presidente da ViaRondon, Guilherme Bastos Martins.

INTEGRAÇÃO À SOCIEDADE

Coordenador das unidades prisionais da região noroeste do estado (CRN), Carlos Alberto Ferreira de Souza explica que a iniciativa, além de dar a possibilidade de o detento trabalhar e ganhar a remição de pena, ainda viabiliza a integração dele à sociedade. “É uma maneira de, mesmo estando na prisão, poder ajudar alguém. A outra questão é a doação das peças de roupas nesse período de frio, o que vai ajudar muitas pessoas a se protegerem”, observa.

 “O preso tem a oportunidade de se sentir útil, de poder ajudar o próximo. E se ele voltar ao convívio social com essa proposta, pode fazer com que ele não se interesse novamente pelo caminho do crime”, finaliza o coordenador.

TRABALHO VOLUNTÁRIO

As peças são destinadas pela equipe da concessionária e, por meio do trabalho voluntário dos reclusos, é realizada a descaracterização e pequenos reparos nos uniformes. Após esse processo, as roupas são higienizadas e embaladas antes da destinação final. “É uma maneira de mostrar um outro lado para a sociedade: de que é possível fazer o bem, ajudando o próximo”, destaca o diretor do Centro de Trabalho e Educação (CTE) da Penitenciária I de Pirajuí, João André Collela.

“Agradeço muito por esta oportunidade, de poder ajudar pessoas que sofrem com o frio por falta de roupas. Sou costureiro e refazer ou consertar essas peças me traz uma sensação de alívio e de estar cumprindo com o meu dever de cidadão”, destaca um dos reeducandos que participa do projeto. 

Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Penitenciária I de Pirajuí, Mary Aparecida Macedo Shamas pontua ser muito gratificante esse tipo de parceria. “Faz com que o servidor penitenciário fique mais próximo da comunidade e consiga, dessa forma, propagar as questões humanitárias, principalmente por meio do voluntariado, agindo para o bem comum”, enfatiza.

EXPANDIR

A ação promovida pela ViaRondon em parceria com a Coordenadoria Noroeste será realizada até setembro deste ano e deve envolver outras unidades prisionais e cidades da região.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes